7 PASSOS PARA ABRIR UMA EMPRESA

Para ter sucesso na abertura de uma empresa, o empreendedor precisa passar por algumas etapas burocráticas para formalizar o seu negócio. Veja quais os 7 passos para abrir uma empresa:

1º Escolher uma atividade que tenha afinidade, é um dos passos para abrir uma empresa.

Saber com o que vai trabalhar e conhecer vai fazer total diferença no seu negocio, escolha uma atividade que tenha afinidade, se você gosta e tem o perfil empreendedora meta a cara, mas com cautela, faça o planejamento do seu negócio.

Escolher a atividade, ter afinidade ter um planejamento são quisitos essenciais para montar um bom negócio, imagina que você não gosta de fazer comida, trabalhar com comida, vai montar um? pois é pareci obvio, mas tem gente que é vibrada no que o negocio pode rendar e acaba fazendo o que não gosta.

Conhecendo seu negocio sua atividade você terá conhecimento operacional, de custos, despesas, o mais toda a estrutura para poder montar e seguir o passo para abrir uma empresa de sucesso.

2º Elaboração do contrato social e registro na Junta Comercial.

Para que sua empresa esteja devidamente registrada, também pode ser necessário contar com a ajuda de um advogado de confiança. Esse profissional que deve conhecimento sobre abertura de empresa, poderá auxilia-lo na elaboração do contrato social.

Quando a empresa não é enquadrada como Microempresa ou Empresa de pequeno porte, conhecida como ME e EPP, nesse caso se faz necessário a assinatura de um advogado no contrato social.

Este documento e fundamental na hora de se abrir uma empresa, pois nele constara informações importantes como “objetivo’, “ramo”, “aspectos societários” e “formação do capital social”.

E nesse documento também que se define o tipo de participação dos sócios. Existe a figura do sócio administrador e sócio quotista.

Essas informações são essenciais para que a junta comercial ou o cartório de registro de pessoas jurídicas atestem que a empresa está devidamente registrada.

3º Hora de obter um CNPJ passo paa abrir uma empresa

Após a entrega de toda documentação o empreendedor interessado em abrir a empresa recebera o Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE). Com este, será possível requerer o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que é o registro da empresa como contribuinte. Esse procedimento pode ser feito acessando o site da Receita Federal.

Algumas Juntas Comerciais tem convenio com a Receita Federal, então assim que é aprovado o contrato social (ltda e eireli) o requerimento de empresario (empresa individual) o processo é concluido e sai da Junta com o CNPJ então é só seguir o proximo passos para abrir uma empresa.

4º Providenciar o alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é um documento indispensável para que a empresa possa funcionar dentro das leis que regem o Município. De posse do CNPJ o candidato a abrir uma empresa deverá comparecer a Prefeitura e solicitar o alvará de funcionamento.

Isso serve tanto para empresas de comércio como prestadores de serviço, dependendo da atividade o alvará pode ser emitido logo ou ter que esperar alguma licença ser aprovado para poder ter o alvará de funcionamento.

Algumas atividades como dentista, médicos, laboratorio, restaurantes, empresas que mexem com alimentos, saude, essas empresas tem que ter licença da DVISA que é da vigilancia sanitaria.

Outras atividades podem requerer licença de bombeiro, Licença ambiental, essas são empresas grandes que geralmente são as industriais, ou atividades de risco ambiental, apenas se atentar a essas questões.

5º Providênciar a Inscrição Estadual

A inscrição Estadual é o número de inscrição liberado pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) no cadastro do ICMS. É obrigatório para todas as empresas com atividades de comércio, indústria e transporte intermunicipais, interestaduais e internacionais.

Alguns Estados ja tem integração com a empresa superfacil, onde é sincronizado o cadastro com outros orgãos, um deles é a SEFAZ e pode ser feito atraves do proprio sistema ou pode ser feito um processo diretamente da SEFAZ de sua região para obter a inscrição.

Esse á um um dos passos para abrir uma empresa de comércio, lembrando que mais importante ainda caso faça compra e venda entre Estados.

6º Escolha do Regime Tributário

Geralmente, pequenos e micro empreendedores escolhem o Simples Nacional, por envolver menos questões burocráticas. Porém, alguns tipos de negócio não podem escolher esta opção. Diante desta situação, o Lucro Presumido aparece como segunda opção.

Ser do Simples Nacional nem se discutir muitas atividades vale muito apenas, aliquotas que iniciam com 4% é muito vantajosa, mas não se engane, não é pra todos, sempre bom ter um contador para fazer o planejamento tributario, analise das atividades, previsão de faturamento e assim decidir qual regime tributário é melhor para sua empresa.

Lembrando que não são todas as atividades que podem ser optante do Simples Nacional, existem as atividades impeditivas que não podem ser do Simples e assim só teriam a opção de ser, lucro presumido ou lucro real.

7º Autorização da emissão de Nota Fiscal.

Se a empresa é uma prestadora de serviço, essa autorização para emitir nota fiscal pode ser feita junto a Prefeitura. Caso seja um comércio ou indústria essa autorização deverá ser feita junto a Secretaria Estadual de Fazenda.

Todos estes passos para abrir uma empresa são necessários para evitar dores de cabeça no futuro. Mesmo com todas as burocracias, seguir o caminho da legalização é a forma de garantir credibilidade para o seu negócio.

Esse é um dos últimos passos para abrir uma empresa.

CONTRATAR UM BOM CONTADOR

Um bom contador é um profissional que vai auxiliá-lo no momento da abertura da empresa.

Esse profissional vai lhe recomendar qual o melhor sistema tributário para seu empreendimento, vai cuidar da parte mais complicada do processo, ou seja, levantar e validar toda documentação necessária para abertura da empresa.

O contador é um profissional qualificado para cuidar da área financeira, econômica e patrimonial da empresa. Por ter acesso a informações cruciais o contador deve ser um profissional de restrita confiança. Deve se uma pessoa pautada pela ética, para evitar transtornos para futura empresa.

Neste primeiro momento é também essencial definir o tipo de empresa que se deseja abrir. Essa pessoa irá trabalhar com comércio ou com serviços não intelectuais. Mas necessita de registro na junta comercial, é a antiga firma individual.

Se a escolha for a sociedade empresaria limitada, essa modalidade possui dois ou mais sócios que trabalhem no comercio ou com serviços não intelectuais.

Por fim a sociedade simples limitada, que vem a ser a sociedade que possua dois ou mais sócios que vão trabalhar com atividades intelectuais, nesse caso precisam de graduação superior, pois vão desenvolver atividades de natureza cientifica, literária ou artística.

Enfim é uma gama de detalhes que você precisa ter que seguir os passos para abrir uma empresa sem ajusta de um profissional pode dar dor de cabeça e escolhas erradas.

Nós da The Control temos esse serviço de Abertura de empresa, para saber mais sobre nossos Serviços, solicite um orçamento [AQUI]

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X