ABERTURA DE EMPRESA CLÍNICA MÉDICA

Para se tornar um profissional da saúde é preciso muitos anos de dedicação aos estudos e a formação profissional. O mesmo tipo de preparação é necessário quando um médico, dentista, nutricionista ou outros profissionais da área médica decidem exercer a prática de saúde com a criação da própria clínica médica.

Exige muito planejamento para colocar essa clínica médica em pleno funcionamento. Em especial no que diz respeito às regras aplicadas no caso de contabilidade para médicos. Para ajudar a tornar o seu caminho mais simples listamos informações importantes que os profissionais da saúde devem saber na hora de se tornarem empreendedores.

  1. Decida quem vai cuidar da contabilidade

Essa é uma questão muito importante. Os controles financeiros e contábeis da clínica médica devem ser realizados por profissionais capacitados. Desde a abertura da empresa, passando pelo registro dos sócios até o momento em que o empreendimento estará em pleno funcionamento, a figura do contador será de grande importância.

São diversos requisitos que devem ser cumpridos para a abertura de uma empresa que estão fora da área de conhecimento de um médico. Portanto, questões tributárias, registros em órgãos competentes, desenvolvimento de contratos e entre outras atividades, podem ser realizadas com a ajuda de uma consultoria de contabilidade para médicos.

  1. Escolha do local

Todo profissional interessado em abrir uma clínica médica deve checar o melhor local para se estabelecer. Isso é necessário, pois existem áreas especificas para exercer esse tipo de atividade.

Por isso é necessário consultar a prefeitura e verificar se o seu imóvel está localizado em uma área de permite o funcionamento de clínica médica. É comum que existam áreas hospitalares voltadas para esse fim.

  1. Saiba como se registrar

Formalizar uma empresa não é uma tarefa simples. Registrar uma clínica médica exige ainda mais cuidado, pois se trata de uma atividade que lida com a saúde e bem-estar da população.

A formalização da empresa faz parte área de atuação da contabilidade para médicos e um dos registros que permite o início das atividades é o alvará. Isso quer dizer que a clínica médica tem o consentimento da prefeitura para prestar o serviço pretendido.

Uma clínica médica com o alvará em dia estará sujeita a visitas da vigilância sanitária para realizar inspeções no local e para verificar se está em conformidade com a legislação ambiental e de proteção a saúde.

 Faça o cadastro nos órgãos de classe

Seja em um consultório de dentista, uma clínica de fisioterapia ou de nutrição a regra é a mesma. Para que a clínica médica possa funcionar, o diretor da empresa deve ser um profissional da área e deve possuir habilitação no órgão de classe competente. Essa figura será considerada o responsável técnico da empresa.

  1. Conheça as obrigações tributárias

Com a ajuda de um contador, devem-se apurar quais são os tributos que incidem sobre uma clínica médica. O primeiro deles são os encargos trabalhistas, referentes a todos os empregados da empresa e que tem importância fundamental.

Incidem também, impostos sobre o imóvel no qual o empreendimento está localizado. Existe a cobrança de impostos sobre a própria atividade, ou seja, a prestação de atendimentos médicos que legalmente é considerada prestação de serviço e requer emissão de nota fiscal, por exemplo.

  1. Atenção ao Imposto de Renda

Outro fator importante para a contabilidade para médicos é a incidência do Imposto de Renda e em qual faixa de valor o médico se enquadrará. Atualmente, é permitido que uma clínica médica seja enquadrada dentro do Simples Nacional, uma modalidade vantajosa para a redução de encargos.

É preciso analisar se, de acordo com o faturamento mensal, é mais rentável cadastrar-se como pessoa jurídica ou pessoa física e reduzir a taxa de imposto paga por exercer atividade em clínica médica.

 Por fim, é preciso gostar do que faz e encontrar uma forma de equilibrar satisfação profissional e a obtenção de lucros. Uma atitude ética e que valorize o bem-estar dos pacientes será fundamental para o crescimento da empresa.

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e estrategia de empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X