Como abrir uma loja de roupas

Para quem deseja saber como abrir uma loja de roupas, vou mostrar alguns pontos importantes para que você possa fazer o levantamento e cuidar de cada detalhe inicial do o seu negócio.

O mercado de roupas sempre foi um negócio consolidado, afinal é uma das necessidades básicas, se vestir, sem contar que a área de vestimentas feminino é onde está a maioria do consumidor de roupas.

Antes de pensar em como abrir uma loja de roupas, planeje:

Uma loja é uma empresa e como toda empresa, precisa ser planejada, estruturada, gerenciada, e saber se realmente você tem o perfil de lojista, lojas que abrem quase todos os dias, domingos, feriados, natal, ano novo, dia dos pais, das mães, são os melhores dias e você está preparado?

  1. Você tem o perfil empreendedor?
  2. Entende de roupas, modas, vestuários, está antenada nas novidades?
  3. Sabe as dificuldades que terás pela frente?
  4. Problemas de fornecedor, com vendedoras, problema de fluxo de caixa.
  5. Terá que pagar imposto, comissão de vendedora, alvará, contador.

Bom é somente algumas observações que deve se atentar a partir do momento o que você pensa em se tornar uma empreendedora de venda de roupas

Estas preparada então vamos, monte um plano de negócio, mesmo que seja o básico, uma folha com as ideias, o ramo de roupas, quanto mais ou menos você irá precisar para começar, quem é seu público alvo.

Pense em um nome chamativo, diferenciado, verifique se esse nome já tem domínio na internet, você pode consultar no registro.br ou superdomínio, mesmo que sua loja não seja online tenha um site, você aos poucos pode começar a migrar e é um mercado imenso.

Que tipo de roupas sua loja vai vender?

A segmentação de estilo de roupas vai ser um diferencial, ser especializado em determinado nicho vai atrair o publico alvo perfeito, então pesquise que estilo de roupas vende mais.

Quando você escolher a segmentação então trabalhe o nome da loja voltado para esse público, como irá ser a ornamentação da loja e os tipos de roupas e então começa o trabalho de planejamento em cima desse estilo.

Algumas linhas de estilos para abrir uma loja de roupas

  • Estilo de loja com roupas femininas, masculinas e infantil, oferecendo mais opções ao cliente.
  • Estilo completo um pouco de tudo voltado para a classe B
  • Estilo de roupas esportivos, voltado para o público de academia e que tem cultura de atividade física
  • Estilo de roupas intimas
  • Estilo de loja para gestantes
  • Estilo de loja praia
  • Estilo de loja para terceira idade

Enfim tem uma gama de variedades que nem foram citadas, mas isso vai ser definido exclusivamente por você, seu publico alvo, seu estilo e se você entende do mercado, vai ser a diferença na hora de como abrir uma loja de roupas.

Sabe escolher o ponto comercial da sua loja de roupa

No estilo de roupas “offline” e esse ponto é crucial para o sucesso da sua loja de roupa, deverá ser trabalho e planejado e verificar alguns pontos como:

  1. Estacionamento acessível
  2. É um local seguro para você e os clientes
  3. Existem lojas concorrentes próxima do ponto pretendido?
  4. Tem capacidade para ter seu estoque, sem ficar visível na exposição e quanto o cliente entrar na sua loja de roupas?

Esse são alguns detalhes que você deve pensar e analisar na hora de verificar um ponto comercial para sua loja “offline”.

Abrir uma loja de roupas online

Embora seja uma loja “online” por lei você deverá ter um local de estoque para possível fiscalização e um endereço fiscal onde a empresa sua sede e seu operacional.

O fato de ser “online” é apenas a venda ser online a empresa deverá existir fisicamente, normalmente como outra e qualquer empresa.

Registrar ao abrir sua loja de roupas

Um dos maiores problemas ao abrir uma loja de roupas é justamente isso, a pessoa tem tudo, loja, vendedora, dinheiro entrando em caixa, conta bancaria, e não tem sequer um CNPJ, um prato cheio para o fisco multar e acabar com o seu sonho e seu negócio.

Verifica com um contador para que seja feito a analise previa do local, atividade e os documentos necessários para constituir sua loja e tirar seu CNPJ, alvará, isso é essencial está regular com o fisco.

Nós da The Control Contabilidade podemos fazer isso para você e temos vasta experiencia em abertura de empresas, já registramos mais de 100 empresas em Manaus e pelo brasil.

Alguns documentos necessários para abrir uma loja de roupas.

  • RG e CPF do proprietário ou dos sócios.
  • IPTU do local da loja para viabilidade na Prefeitura
  • Comprovante de residência com CEP dos sócios
  • Atividades pretendidas.

Essencial esses documentos pois o processo é analisado, a prefeitura irá verificar se é possível abrir sua loja de roupas no determinado local, lembrando que cada cidade tem uma legislação especifica para abertura de empresa.

O planejamento financeiro da sua loja de roupas

A finanças é a alma do seu negócio, sem esse planejamento e controle financeiro, você não terá condições de gerenciar e pode se perder nas contas a pagar.

Sem contar que você tem que mapear as contas a pagar, para saber quanto de saída financeira você vai ter no mês e nos meses posteriores, para trabalhar uma meta de receita para cobrir e lhe dar lucro.

Imagina seu fluxo de caixa, voe compra dos fornecedores para pagar com 25/45/60 dias e a sua venda também é parcelada, como gerenciar isso? Exatamente a questão trabalhar esses dados.

Hoje em dia não é luxo ter sistema financeiro é necessidade você pode ter tudo isso com um sistema em nuvem e controlar tudo:

  • Estoque
  • Pagamento de fornecedor
  • Pagamento de comissão de vendas
  • Aluguel
  • Funcionários
  • Relatórios mensais, anuais, comparativos

Enfim algumas coisas essências na hora de como abrir uma loja de roupas.

Ter uma contabilidade na hora de pensar como abrir uma loja de roupas

Tudo que citamos no artigo é essencial, estilo de roupas, ponto comercial, etc, mas é fundamental ter uma contabilidade para que possa lhe acompanhar e lhe a assessoria necessária para emissão de nota, imposto e a obrigações que fazem necessário para sua empresa.

Além de tudo é essencial verificar o regime tributário para você saber o custo do seu imposto na hora da venda.

Quanto de imposto irá pagar para as vendedoras, funcionários, quem trabalha no caixa d aloja tem que pagar 10% de quebra de caixa mensalmente, enfim, muita coisa para conversar com o contador para sua loja de roupas.

Nós da The Control temos experiencia em constituição de loja de roupas em Manaus e algumas cidades, conheça mais nossos serviços e solicite um orçamento [AQUI]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X