Como abrir uma startup em Manaus

Antes de falarmos como abrir uma startup em Manaus, vamos ao conceito do que é startup, o que muita gente confunde e que abrir uma startup, primeiramente que iremos abrir uma empresa e o modelo dela será de startup.

Startup são pessoas trabalhando com uma ideia diferente, com modelo escalável novo e repetível.

Um exemplo o UBER um aplicativo, novo, moderno, com valor pequeno para o consumidor, mas que ganhar em quantidade e totalmente escalável, é um exemplo clássico do que chamamos de Startup.

Uma Startup é uma empresa normal como qualquer outra, é errado pensar que é diferente de outras empresas, juridicamente, tributariamente, tem as mesmas obrigações que qualquer outra, e é preciso um auxilio na hora de abrir uma startup

1.Planejamento da empresa

Um dos primeiros passos é o planejamento na hora de abrir uma startup, que tipo de serviço será oferecido? Como será vendido? Quanto de investimento iremos precisar?

São só algumas perguntas que devera ser feita para o mínimo de um planejamento, vamos chamar de um plano de negócio básico.

Extremamente importante essas questões para você ter um norte na empresa, como disse anteriormente, a startup é uma empresa normal e requer planejamento com qualquer outra empresa.

2. Focalizar no Ideia do negócio, será que a ideia do negócio é viável?

Quando se fala em STARTUP se tem em mente um negócio inovador, então você tem que testar sua ideia, perguntar, pesquisar, analisar o mercado, o tamanho do publico alvo, opiniões, é um negócio a longo ou pequeno prazo? Essas questões são importantes uma ideia todo mundo tem, agora se ele é comercializada e escalável como tem o principio da startup, nesse caso é preciso analisar.

A ideia do negocio deve ser bem elaborado, o operacional é simples ou demanda investimento alto? E quem seriam os concorrentes?

Só em pensarmos na Ideia já temos vários questionamentos sobre o negócio, então bastante cuidado e planejamento são essenciais na hora de abrir uma empresa.

3. Tipos de empresa que a STARTUP pode ser e como abrir uma startup em Manaus

Como falado anteriormente a Startup é um modelo de negocio e o registro é feito igualmente como todo e qualquer empresa, se a empresa for Eireli, Ltda, individual, o registro deve ser feito na Junta Comercial do Estado, vou explicar cada tipo de empresa:

  • Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade limitada) é uma empresa com um único proprietário e essa questão da responsabilidade ser limitada, esta se referindo ao capital social, para que a empresa seja EIRELI ela tem que ter o capital mínimo de 100x o valor do salário mínimo vigente, com isso a empresa responde limitadamente seus débitos a fornecedores, credores etc, limitado a esse capital registrado da empresa.
  • Ltda é mais usada entre as empresa, empresa LTDA são empresas que tem sócios, duas pessoas se juntam, cada uma com sua quota e registram a empresa, podem ter no máximo até 20 sócios, as Startups estão usando bastante, essa modalidade, pois 4 amigos se juntam, cada um com sua quota e responsabilidade e fazem o contrato social com as cláusulas, nomeiam o administrador e pronto.
  • Individual Essa modalidade é bem usual também, quando tem um único proprietário, o próprio nome já diz, empresa individual, o nome da empresa será o nome do titular da empresa, mas pode usar o nome fantasia sem problema, a diferença para as outras é que o patrimonial pessoal e o patrimonial da empresa se confundem, pois juridicamente empresa individual é um indivíduo exercendo atividade empresarial, para desvincular do patrimônio pessoal foi criado a EIRELI citada acima.

Os três tipos relatados podem ser Startups, e todas devem ter seu contrato ou requerimento Individual feito, declarado a Receita Federal que possa sair o registro da Junta Comercial com o CNPJ.

É aconselhável ter um contador, para elaboração do contrato, declarações, e todos os procedimento de abertura de empresa, pois é necessário ver qual tipo de tributação irá ser a empresa.

A THE CONTROL faz o registro e todos os procedimentos da sua empresa, pode entrar em contato conosco [AQUI]

4. Startup pode ser MEI? (microempreendedor Individual)

Grande parte dos empreendedores, na hora de abrir uma empresa é perguntar se pode ser MEI, pois o MEI é a modalidade mais simplificada tanto de regitro quanto em Imposto que temos no Brasil, porem é muito limitado e dependendo da atividade e da escalabilidade que a empresa tem, a melhor pergunta seria, É viável minha Startup ser MEI?

Vamos primeiramente entender o que é o MEI:

  • Faturamento limitado até R$ 6.750,00 Mensal
  • Pode ter somente 1 (um) Funcionário com salário mínimo ou da categoria
  • Limite de compra é 80% do limite de faturamento
  • O imposto é taxado a 5% do salário mínimo vigente

Essas são as principais características do MEI, eu lhe pergunto, sua Startup pode ser MEI com essas características? Fica muito limitado a empresa e tem que analisar se a sua atividade pode ser MEI ou não, não são todas as atividades que pode ser MEI.

Se a Ideia da Startup é ser inovadora, tecnológica, ganhar em escalabilidade logo logo, o limite do MEI é extrapolado e tem que fazer a transição para Micro empresa e todos os procedimentos, registro na Junta Comercial, atualização cadastral nos órgãos, dependendo da sua visão da empresa, você decide se vale a pena ser do MEI ou não.

5.Cuidados com o endereço da empresa em Manaus.

Um dos problemas das empresas de serviços que estão de constituindo é o endereço, e se falando de startup onde pessoas se juntam para montar um projeto e as vezes com o recurso limitado, o endereço passa a ser um empecilho, alguns endereços não permitidos e alguns precisam de autorização da Prefeitura para registrar.

  • Conjunto
  • Condomínio
  • Imóvel cadastrado com o Terreno (por incrível que pareça as pessoas constroem e não atualizam o IPTU)

Consulte sempre um contador para poder fazer a pesquisa de viabilidade do local junto com a Prefeitura para saber se pode ou não instalar a empresa, mesmo que seja apenas como escritório administrativo ou virtual.

Uma solução para isso e que muitas Startups estão usando é o endereço virtual em coworkings que você coloca o endereço la no coworking e pode trabalhar na sua casa, ou no próprio coworking alugando algumas horas para reunião, apresentação etc.

6. Imposto para a Startup

Existem três tipos de regime tributário que as startups podem optar, porém é necessário um planejamento tributário e previsões de custo, receita etc. para ver qual o melhor regime e onde se paga menos imposto, afinal é isso que importa, menos imposto.

Lucro presumido é um dos regimes porem é maior as alíquotas dependendo da atividade e faturamento, acaba sendo a melhor opção, lembrando que nem todas as atividades são permitidas no Simples, nesse caso já migra automático para o presumido, alíquota mensal varia de 16,33%

Simples Nacional é uma das melhores opções geralmente as STARTUPS são desenvolvedoras de sistema e essa atividade é permitida no Simples Nacional, fazendo a analise de faturamento, quantidade de funcionário sem dúvida será a primeira opção, para não ter dúvida é só fazer a analise tributário, simulação e já ter noção do custo tributário das atividades, sempre conte com um contador para o procedimento correto.

MEI falado anteriormente, bastante limitado, porem para pequenos e alguns que gostam de trabalhar só para começar já é um bom início, mito melhor do que ficar na informalidade.

Registro dos documentos de como abrir uma Startup em Manaus

Após analisarmos o que é preciso, as formas de sociedades, os regimes tributários, vários a parte burocrática e saber como fazer o registro da startup.

MEI: pode ser feito direto no portal do empreendedor ou pode solicitar de um escritori contábil para fazer o registro, nós da the control fazemos o registro do CNPJ do MEI sem custo.

Ltda: Empresas Ltda precisam ter o contrato social, no caso é necessário fazer o pedido de viabilidade de razão social e endereço na Junta Comercial do Estado, a declaração do pedido do CNPJ, Taxa paga de registro e dar entrada no processo, em média 5 dias saiu o CNPJ, o prazo completo para conclusão em todos os órgãos e regime tributário é 30 dias.

A empresa pode ser enquadrada como ME ou EPP no caso tem que fazer a declaração junto com o pedido de registro da constituição para que o enquadramento seja deferido logo na abertura da empresa, com o enquadramento não é necessário a assinatura de um advogado no contrato social.

6. Registro que se deve ter na hora de abrir uma startup

  • Registro na Junta Comercial
  • CNPJ
  • Cadastro INSS
  • Inscrição Municipal
  • Autorização eletrônica para emissão de NF eletrônica.

7. Obrigações da Startup depois de abrir uma startup

Assim como qualquer empresa a startup tem obrigações, e como falado no artigo, startup é apenas o modelo de negocio seguido por essa empresa, dependendo de cada regime tributário tem as obrigações acessórias (declarações) mensais, trimestrais, anuais para serem enviadas ao fisco.

É necessário um contador para que faça a apuração do imposto para que seja feita as declarações e se pague os Impostos devido.

Quando a Startup tem o investidor anjo é obrigatório fazer contabilidade e ser enviada através do SPED contábil toda movimentação da empresa.

Nós da The Control fazemos assessoria para Startups prestadora de serviços completa, desde abertura, declarações, balanço, para mais informações entre em contato conosco [AQUI]

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e estrategia de empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X