Como contratar contador em Manaus

Na hora de empreender é necessário muito mais que uma boa ideia de negócio, por isso é importante que você avalie fatores como por exemplo a contabilidade de sua organização, por ser uma forma significativa de informação para a empresa crescer de maneira positiva. Por isso, abaixo veremos como contratar um Contador em Manaus e sua importância.

Papel do contador

A função desse profissional vai muito além do que fazer o seu imposto de renda, por isso separamos alguns mitos e verdades sobre esse profissional tão importante para o desenvolvimento do nosso país, tambem preparamos otimas informações para que voce fique por dentro de todas as funçoes na qual o contador em Manaus é responsável.

Toda empresa precisa ter um contador?

SIM, nenhuma organização sobrevive por muito tempo sem o conhecimento e a ação de um profissional da contabilidade, mesmo aquelas empresas que atuam como MEI (Microempreendedor individual).

A profissão é uma ciência responsável pelo desenvolvimento do patrimônio da empresa, estudando e auxiliando no direcionamento da tomada de decisões que irão contribuir para um futuro positivo dessa organização, por esses motivos se torna indispensável o auxílio e a presença desse profissional dentro do seu negócio.

Sem contar que conforme o código civil Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Esse serviço é extremamente caro?

NÃO, você já ouviu falar no barato que sai caro? Certamente sim, então se formos analisar de forma correta se paga muito mais caro por uma má gestão financeira do que por um serviço exercido por um profissional já qualificado, esse prejuízo pode vir em forma de multas extremamente altas ou impostos pagos acima do que deveriam ser. E sua empresa acaba pagando um preço realmente alto em comparação com a contratação de um profissional capacitado e habilitado para o desenvolvimento dessas atividades.

A contabilidade serve somente ao conjunto de órgãos que determina e arrecada impostos e taxas?

NÃO, essa é apenas umas das funções pela qual o contador é responsável, outras atribuições também se encaixam em suas funções como profissionais. A contabilidade em Manaus está direcionada especificamente a empresa e para seus interesses apurando tudo de forma correta para que nenhum dano referente a valores seja causado a sua empresa.

Outra função atribuída para o contador em Manaus, a essa atividade é que ela funciona como uma espécie de resguardo quando o assunto é fiscalização, evitando erros e equívocos, deixando tudo mais claro, justo e organizado evitando penalidades e dores de cabeça como por exemplo as sanções (penas especificas para quem viola essas leis). Além de tudo isso, a contabilidade também funciona como um gerador de informações através de relatórios importantíssimos que podem controlar o futuro e o presente da sua empresa.

A contabilidade muda constantemente?

SIM, a mudança ao nosso redor é sempre constante, seja no ramo da moda, da tecnologia ou no mundo dos negócios, com a contabilidade não podia ser diferente.

Unindo contabilidade com a tecnologia, nos dias atuais é possível perceber que tudo ficou mais prático, os métodos de armazenamento dessas informações foram substituídos por meios digitais o que tornou tudo ainda mais rápido e funcional. Com a intenção de facilitar ainda mais foi desenvolvido pela receita federal um sistema público de escritura digital com o objetivo de armazenar, autenticar e validar documentos fiscais e contábeis de pessoas jurídica.

Diante desse cenário cheio de inovações, o ramo da contabilidade vem sendo denominado como a ciência que se amplia lado a lado com a tecnologia. Portanto a contabilidade é um leque de oportunidade, inovação.

Abertura de empresa / Alteração contratual

Na hora de abrir uma empresa é necessario seguir alguns passos que são essenciais para o sucesso como um todo da sua empresa, planejar todas essas etapas é de extrema importância.

Portanto, não se precipite, se planeje e va com calma, estude o mercado e a concorrência, conheça seus clientes antes de qualquer coisa, feito isso é hora de partir para parte burocratica. Para isso, listamos os passos que você deve seguir:

Identificar o seu tipo de atividade:

  1. – Industria: trabalho realizado para fins de transformação de materia-prima para material de comercialização.
  2. – Prestação de serviço: trabalho realizado por mão de obra intelectual ou fiscal.
  3. – Comercio atacadista e varejista: trabalha como intermediario e leva o produto ao consumidor final.

Você pode definir sua empresa como microempresa, empresa de pequeno porte ou microempreendedor individual (MEI). E aderir a uma das classificaçoes societarias:

LTDA – protege o patrimônio pessoal dos sócios em caso de falência, fechamento ou desligamento da empresa, limita tanto o que o socio irá lucrar quanto suas responsabilidades em caso de dividas.

MEI  – é como se fosse um profissional autonomo registrado no governo oficialmente.

EIRELI-  é uma empresa que possui um único dono, ou seja, não possui socios.

  • Documentação

– Documentos de identificação: RG, CPF, copias autenticadas em cartório.

– Copia do IPTU para a prefeitura autorizar ou nao a abertura da empresa no lugar pretendido.

– Documento de posse do imovel ou  aluguel.

– Lista de atividades para analise.

  • Junta comercial

Depois de cumpridas todas essas etapas, e apos a validade de sua empresa no decorrer de 30 dias é necessario reunir toda essa documentaçao e ir ate ao orgão resposanvel pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais. Tudo certo ? se sim, sua empresa certamente estara registrada.

Não esqueça de que é muito importante contar com a ajuda e o auxílio de um profissional contador em Manaus, assim você economiza tempo, pois existe algumas dessas etapas que são um pouco complicada e nada melhor que um profissional que possui experiencia nesse assunto.

Neste mesmo topicos falaremos tambem sobre alteração contratual, durante toda a vida da empresa, em algum momento pode ser preciso realizar algumas alterações, seja na sua estrutura ou estratégia. Vamos a algumas mudanças que podem ser realizadas a respeito de mudanças contratuais ao longo da execução das atividades da empresa:

– Alteração contratual simples: pode ser uma correção ou um acréscimo ao contrato original.

– Alteração contratual consolidada: tornasse um único documento que contem todo o historico de alteração ou acrescimo.

Folha de pagamento / Admissão e demissão

A folha de pagamento resumidamente nada mais é que uma lista referente a remuneração de trabalhadores, efetuado por uma empresa e/ou organização de caracter obrigatorio de acordo com suas atividades exercidas.

Esse documento pode ter funções operacionais, contabeis e fiscais. É importante ter sempre a ajuda de um contador em Manaus para melhor auxilia-lo e manter tudo dentro dos parametros legais.

O contador em Manaus irá te ajudar e tornar seu trabalho mais simplificado, traduzindo todos os numeros e codigos ate a folha de pagamento. Ela é dividida em 2 partes: remuneração e os descontos.

Na hora de fecharmos essa folha devemos levar em consideração:

– O valor do salário do funcionário em questão;

– Sua frequência;

– Encargos socias (INSS, FGTS, etc)

– Forma de pagamento e data que estará disponivel

É muito importante ter o controle de toda a gestão financeira de sua empresa, atraves de profissionais competentes e qualificados que irão te ajudar a polpar tempo e dinheiro evitando até causas trabalhistas na justiça originadas por erros nesses calculos.

Quando falamos em admissão e demissão sabe-se detalhadamente bem pouco a respeito desse assunto, portanto a seguir falaremos sobre esse assunto.

Admissão

Antes de qualquer coisa é necessario fazer uma seleção de candidatos, após identificar o melhor a seguir na vaga, partimos para a etapa de formalizações.

Vamos aos documentos necessarios para a realização dessa etapa:

  1. CTPS;
  2. Certidão de casamento e/ou de nascimento dos filhos, se houver;
  3. Carteira de vacinação dos filhos menores de 7 anos, se houver;
  4. Laudo medico admissional, que comprove a aptidao fisica e mental para exercer a atividade. (Esta etapa é importantissima)
  5. Foto 3×4 para identificação
  6. E documentos como: RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física), Título de eleitor, certificado de reservista e Cartao Pis (Programa de intergração social).

Para registro interno do empregado deve-se preencher o livro de registros do empregado com seus dados, registrar todos os dados impregaticios na CTPS com os dados do empregador, data de admissao, cargo, valor da remuneração.

Elaborar um contrato individual que estabeleça todas as condiçoes e exigências, como data de inicio, jornada de trabalho, intervalos como almoço, jantar, valor da remuneração, etc.

Para o preenchimento da ficha de salario familia tambem existem algumas exigencias e especificaçoes. Essa ficha deve ser preenchida quando o empregado possui algum dependente menor de 14 anos, para crianças de ate 6 anos são necessario a apresentaçao de cartao de vacinaçao e crianças a partir de 7 apresenta-se comprovante de frequencia escolar.

Importante que o empregador assine o termo de responsabilidade desse salário familia.

Uma das utlimas etapas é assinar o termo da opçao de vale transporte se assim for necessario, para sua locomoção tanto de casa para empresa, como da empresa para casa.

Por ultimo vamos ao registro da caixa economica federal, com o formulario DCN (documento de cadastro do nis) em maos e preenchido, entregar uma via a caixa e outra ao empregado.

Demissão

Demissao pode partir tanto da empresa como do funcionario, existe dois alguns tipos de demissão: a demissao por carta, quando ela é direcionada ao empregador, a demissão com e sem justa causa, e a demissao com rescisão consensual.

Carta de demissão – o empregado escreve uma carta de próprio punho direcionada ao gestor.

Nesse caso o empregado após comunicar o seu desligamento, ele deve trabalhar por mais 30 dias, e ficar no chamado aviso prévio. Esse tempo não é obrigatorio, podendo não ser cumprido caso empregado declare na carta.

Com Justa causa – nesse caso funcionário recebe apenas o salario do mês em questao, sem direito a nenhum outro beneficio, isso pode ocorrer quando acontece algum furto, falsificaçao de algum documento por exemplo.

Sem justa causa – alem de todo os beneficios o empregado tambem tem o direito ao FGTS (fundo de garantia do tempo de serviço) mais multa de 40% em cima do valor depositado pela empresa durante todo o tempo de trabalho.

Rescisão consensual – depois que a reforma trabalista entrou em vigor em 2017, uma nova modalidade de demissao passou a valer a Rescisão contratual que se estabelece da seguinte forma:

O contrato finaliza com o consentimento de ambas as partes, tanto do empregado quanto do empregador, facilitando os valores a serem pagos apos essa decisao. Porem não se aplica o seguro desemprego.

Toda a contabilidade desses valores é de responsabilidade do profissional que exerce a atividade de Contador em Manaus.

E-social

O e-social nada mais é do que um sistema digital que é responsavel por facilitar a vida do contador em Manaus e das empresas, atraves dele as coisas se tornam mais ágeis, nele é possivel ter acesso a escrituras fiscais de forma digital e que são enviados de forma rápida e segura para o Fisco.

Obrigações fiscais

Obrigaçoes fiscais é tudo que envolve sua contabilidade fiscal e tributária, são obrigaçoes que devem ser cumpridas para se manter em dia com o fisco (conjunto de órgãos responsáveis pela arrecadação de impostos), a contabilidade fiscal vai te ajudar a gerenciar, monitorar e organizar esses dados da empresa em formas de numeros exatos. Detalhamos algumas obrigações importantíssimas que devem ser cumpridas de forma correta:

Emissão de notas fiscais – essa tarefa não deixa de ser obrigatoria para nenhuma empresa, seja de bens ou serviços, exceto se voce é MEI (microempreendedor individual) assim você esta insento dessa obrigação desde que seu bem ou serviço seja vendido para pessoas fisicas, mas você não é, deve emitir todas as notas fiscais e guarda-las obrigatoriamente durante 5 anos, afim de evitar quaisquer tipo de complicaçoes fiscais que levaram você a pagamentos indevidos de tributo.

Pagamento de tributos – essa tarefa de divide em 3 regimes aqui no Brasil: o simples nacional (indicado para empresas micro e de pequeno porte, simplifica e unifica guia de pagamento de recolhimento, necessario que a atividade seja permitida e que o sócio não tenha restriçao que o impeça).

Lucro real (obrigatório para bancos comerciais, corretoras de titulos, sociedade de credito etc, esse regime não busca facilitar, diferenciando todas as guias de recolhimento, é baseada no faturamento mensal e trimestral da empresa) e o lucro presumido, é baseado de acordo com a atividade exercida, a empresa que opta por esse regime deve pagar varias guias e declaraçoes.

Declaraçoes acessorias fiscais – são informaçoes passadas ao governo federal para para monitoramento e apuraçoes de impostos. Algumas dessas declaraçoes são:

Apuração das empresas do simples nacional, apuração do lucro real, SPED fiscal ICMS/IPI, SPED Contribuições, GIAS (Guia de Informação e Apuração do ICMS), DCTFs (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), Escrituração das notas como tomador de serviço e-Social (entrega das informações sobre a folha de pagamento), Escrituração contábil e fiscal.

 Balanço Contábil

No balanço temos: Ativo (inclui tudo que a empresa possui para ser avaliado desde mercadorias ate creditos sobre clientes), passivo (é tudo que foi recebido, tudo que foi adquirido como por exemplo empréstimos) e o capital proprio (é tudo que pertence aos socios, adicionado os lucros).

Todos esses tipos de balanços são importantes para a reflexao da situaçao economica da empresa seja ela negativa ou positiva, assim voce consegue identificar os pontos negativos e positivos da sua empresa.

  • Distribuiçao de lucro – é o valor pago aos sócios que investiram capital na empresa. Esse valor é dividido como receita – despesa = lucro bruto á lucro bruto – tributos = lucro liquido. A frequência na qual esse lucro deve ser distribuido deve ser tratada no contrato entre as partes e deve ser decido entre mensal, trimestral ou anual, se não houver registro no contrato a distribuição passa a ser anual. Nesse caso o balanço realizado vai contribuir para a distribuição desse lucro, pois só pode haver distribuição de lucro se contabilmente apurado.

Organização e planejamento financeiro

Estimar o volume de receitas, despesas e categoria de gastos é essencial para o futuro do seu negocio, portanto é necessario entender como voce irá utilizar seu dinheiro. Entao, é hora de ir atras da raíz do problema e analisar de onde vem todos os seus gastos desnecessários, maus hábitos e excessos.

Comece anotando tudo que gastar, tudo mesmo, até aquilo que você ainda gastou mas que pretende gastar, se houver dificuldade voce pode contratar um contador em manaus, ele ira te auxiliar nisso, trace metas e ponha em pratica, pague suas dividas e se controle nos gastos com isso va aumentando cada vez mais suas metas e não pare nunca.

Como trocar de contador em Manaus

É sempre importante avaliar se o seu contador ou a empresa que cuida da sua contabilidade possui qualificação e esta apto a exercer essa função com excelência, é completamente normal não nos sentirmos a vontade com certas situações, então se necessario avalie bem o caso.

converse com esse profissional e diga o que lhe incomoda, dialogo é tudo em qualquer area de nossas vidas, exponha o que voce necessita ou que não te agrada, ou ate mesmo o que voce não tem entendimento, afinal é normal com tantos termos tecnicos e buracraticos que seja mesmo dificil de entender certos processos.

Feito isso e mesmo assim o problema continua, é hora de mudar de contador ou de escritorio de contabilidade em Manaus ou onde quer que esteja, na hora de fazer essa troca deve-se analisar tambem os documentos de onde terminam e começam essas responsabilidades como contador em manaus, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade essa atividade se denomina como contrato (novo profissional) e o distrato (antigo profissional). Comunique antigo profissional e assine o distrato de serviços.

Com o novo contrato em mãos e o novo profissional apto para essa função, assim você cria uma nova relação com o novo escritório responsável, entregue todos as informações necessarias para o novo profissional, afinal ele precisará muito de todas essas informaçoes, documentos, livros contabeis, senhas/procurações, débitos e cancelamentos.

Viu como é importante ter um contador em Manaus? Pois ele vai cuidar de toda sua tributação, folha de pagamento, distribuição de lucro, alteração contratual, vai dar suporte, analise tudo isso para saber se realmente é esse profissional que você deseja para ajudar a sua empresa.

Solicite um orçamento [AQUI] e comece a tirar suas dúvidas para que possamos ajudar você e sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X