Como ser um representante comercial autônomo?

Para ser um representante comercial autônomo você precisar gostar e ter o dom da venda, ainda mais se você pensar em como ser um representante comercial autônomo, pois todo o resultado vai dependente exclusivamente de você.

O representante comercial autônomo tem a função de vender produtos e serviços de outra empresa, no caso você representa uma empresa e vende os produtos e serviços dela, para isso você tem que ter técnicas de vendas, gestão de vendas, comunicação, organização, enfim uma gama de característica para ser um bom representante comercial autônomo.

1 – Ter registro no CORE (Conselho Regional de Representante Comercial)

Muitas empresas que são representadas, solicitam que o seu representante tenha registro no conselho de representante comercial, por vários fatores, mas não vamos entrar nesse detalhe, estamos orientando a fazer o correto, caso queira ser um representante comercial autônomo, você terá que ter registro no conselho de representante comercial.

Para ter o registro no Core você precisa dos seguintes documentos:

O candidato a registro, como representante comercial, deverá apresentar:

  1. a) prova de identidade;
  2. b) prova de quitação com o serviço militar, quando a ele obrigado;
  3. c) prova de estar em dia com as exigências da legislação eleitoral;
  4. d) folha-corrida de antecedentes, expedida pelos cartórios criminais das comarcas em que o registrado houver sido domiciliado nos últimos dez (10) anos;
  5. e) quitação com o imposto sindical.

As pessoas jurídicas deverão fazer prova de sua existência legal.

Impedimento, quem não pode ser representante comercial autônomo.

Não pode ser representante comercial:

  1. a) o que não pode ser comerciante;
  2. b) o falido não reabilitado;
  3. c) o que tenha sido condenado por infração penal de natureza infamante, tais como falsidade, estelionato, apropriação indébita, contrabando, roubo, furto, lenocínio ou crimes também punidos com a perda de cargo público;
  4. d) o que estiver com seu registro comercial cancelado como penalidade.

Quando o representante comercial tem contrato com a representada por tempo indeterminado, o mesmo recebe indenização prevista no art.. 27, alínea “j” da lei A Lei nº 4886/65, com as alterações introduzidas pela Lei nº 8.420/92, que regulamenta a atividade da Representação Comercial autônomo

2 – Ter registro de Autônomo

Muita gente erra ao trabalhar por conta própria e dizer que é autônomo, pois para ser autônomo você precisar ser registrado na Prefeitura de sua região, precisar recolher ISS de autônomo, registro e recolhimento de INSS de autônomo.

Caso você trabalhe e não faz os recolhimento e registro certo, você é um autônomo irregular, precisar fazer o cadastro e o recolhimento correto.

Isso é importante principalmente na Prefeitura, pois é onde irá emitir a nota fiscal de comissão para que você possa receber seu dinheiro.

3 – Conhecer o produto que vende

Para ser um representante comercial autônomo, você precisar conhecer como ninguém o produto, pois precisa apresentar o produto as vantagens e desvantagens para que consiga enfim entregar, vender e fazer com que tenha o objetivo final, venda em quantidade para que você ganhe sua comissão.

4 – Diversas possibilidades no mercado

Bom, você como representante, pode trabalhar para várias empresas, empresas de construção, de jardim, de material plástico, tintas, enfim, uma gama de produtos e empresa o que da um mercado extenso, mas precisa muito cuidado, para que o olho não seja maior do que a cara e acabe se perdendo.

5 – Tenha uma Meta como representante comercial autônomo

Para que você consiga resultado precisa ter metas, lembra da dica acima? Cuidado com o olho maior do que a cara? Pois é, justamente, pois quem não sabe o caminho que quer, qualquer caminho e resultado vai ter, tenha muito cuidado para não pegar várias empresas e representar pois, precisa ter um foco, uma meta, para que chegue em algum resultado.

Vamos por exemplo: você deseja ter uma meta de ganha R$ 10.000,00 dez mil reais em comissão, o quanto você precisar vender para ganhar esse valor em comissão? Nisso você já cria uma meta, meta para o mês vender tal valor para ganhar a comissão de dez mil reais.

6 – Característica de um representante comercial autônomo

Persistência para conquistar novos clientes e vendas você precisar ser persistente pois vai levar vários não, mas quem vai definir o sim é você, a sua persistência, um representante comercial autônomo sem persistência não tem resultado.

Organização, sem a mínima organização com suas vendas você será um fiasco, organizar, clientes, vendas, endereço, pedidos, sem isso você nem tente, para não passar vergonha.

Hoje em dia existem vários sistemas de gestão de vendas, alguns com limite gratuito e dar para usar para quem está começando

Técnicas de vendas, tenha um mínimo de técnica de vendas, de prospecção, técnica de comunicação, saber abordar o cliente, saber como se comunicar, vendas não é só chegar e dizer: olha tenho um produto bom quer comprar? Bom, você não vai conseguir vender assim, estude, planeje, e tenha o mínimo de técnica de vendas.

Seja profissional, não prometa o que não vai cumprir, seja bem profissional, vestimenta adequado, colocação verbal adequada, cumpra horário, se marcou uma visita, vá no horário definido, se prometeu desconto, consiga o desconto, isso vai lhe dar credibilidade, e mostrar o quanto você é um profissional.

7 – Atividades exercida pelo representante comercial autônomo.

O representante comercial autônomo tem a função de fazer contato com os clientes, fazer apresentação dos produtos, para serem vendidos e ter um relacionamento excelente com o cliente.

O representante comercial autônomo teve ter técnicas de vendas, saber gerenciar o prospector, fazer contato, apresentar promoções, dar prazo maiores para pagamento.

O bom representante comercial autônomo também faz o pós-venda, saber como chegou os produtos, se estão sendo vendidos, isso garante a o relacionamento com o cliente.

8 – É preciso saber negociar

O representante comercial autônomo precisa saber negociar, para isso precisar fazer o planejamento de vendas, saber oferecer os produtos promocionais.

Não se pode deixar influenciar pela má opinião do cliente, as vezes isso faz parte do jogo, cliente tem uma má opinião, mas para que o vendedor diminua o preço, ofereça a qualidade e não o preço.

O representante comercial precisa ser paciente não afobado, pois um cliente pode comprar vários produtos e várias vezes, então seja paciente, venda um, dois, três, não force produtos, o cliente vai gostar vai se fidelizando.

 9 – Tributação para representante comercial autônomo

Autônomo é a pessoa física que tem atividade profissional e é tributado.

Para o Imposto de Renda para representante comercial autônomo, usa a tabela progressiva, de 7,5% a 27,5% sobre o faturamento

O INSS tem o percentual de 11% sobre o valor da comissão, sempre respeitando o teto máximo da contribuição previdenciária mensal.

Imposto Sobre Serviço, o famoso ISS, bem o representante comercial autônomo paga ISS pois o trabalho de representação comercial é um serviço, você faz o serviço de representar certa empresa, e produto para venda, portanto dependendo da sua cidade varia de 3 a 5% na cidade de Manaus é 5%.

Lembrando que autônomo deve ter registro na Prefeitura de sua localidade para recolhimento de ISS e emissão de Nota Fiscal.

Para que o representante comercial autônomo receba sua comissão, ele deverá emitir uma Nota Fiscal na Prefeitura, Nota fiscal de serviço, informando o valor da comissão e na descrição o serviço de representante comercial e o valor referido é sobre comissão de vendas.

Conclusão

Explicamos que para ser um bom representante comercial autônomo, você tem que ter técnicas de vendas, ser persuasivo e ter foco.

Ter ferramentas que auxiliam a vendas, o planejamento e o relacionamento com o cliente para que possa ter o controle das vendas e dos clientes

Para ser um representante comercial autônomo você deve ter características de um vencedor, não desistir fácil, saber lidar com não saber negociar, e se estimular para que não perca o foco.

Importante para sua profissão é ter o registro no CORE (conselho de representante comercial) para que você trabalhe legalmente muitas empresas grandes, exigem que o representante comercial autônomo tenha o registro e esteja em dias.

A confusão que se tem sobre o que é autônomo não é brincadeira, para você ser um representante comercial autônomo você precisa recolher o INSS de autônomo, ter registro na Prefeitura de autônomo, e fazer o carnê leão para recolhimento do IRPF de autônomo.

Muitas pessoas confundem, trabalham por conta própria e acham que isso é ser autônomo, bom não é, se você faz isso, você é um autônomo irregular.

O representante comercial autônomo não é um empregado da representada, não tem horário, ou qualquer atividade que possa fazer vínculo empregatício, é amparada pela Lei 4.886/1965 que regulamenta a atividade de representante comercial.

O representante comercial autônomo e a representada deve ter contrato de representação, descriminando as partas, mercado, território, objetos de vendas, valor de comissão, forma de pagamento, e obrigações de ambas as partes.

Ficou com alguma dúvida ou quer nos contratar para começar sua atividade de representante comercial autônomo regular?  Entre em contato conosco através de nosso e-mail: contato@thecontrol.com.br ou em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X