Como uma assessoria financeira pode ajudar sua empresa?

Se você possui uma micro ou pequena empresa, sabe que, muitas vezes, o setor financeiro pode ser um grande desafio para qualquer empreendedor. Frequentemente, muitas empresas ficam no vermelho ou até mesmo fecham por falta de assessoria financeira no seu negócio.

Para te auxiliar nesta área, existem muitas opções a serem exploradas e uma delas é a contratação de uma assessoria financeira.

Não sabe o que é uma assessoria financeira ou como esse serviço pode ajudar sua empresa? Fique tranquilo! Vamos explicar tudo para você.

O que é uma assessoria financeira?

Existem três tipos de assessoria financeira: pessoal, de investimentos e empresarial. Esse tipo de serviço tem como objetivo a análise, o planejamento e a criação de estratégias financeiras para seus clientes.

Na assessoria financeira empresarial, os profissionais irão analisar, de forma imparcial, o atual momento de seu negócio e, assim, traçar uma estratégia para fortalecer sua empresa, explorando seus pontos fortes e oportunidades de melhoria, bem como avaliando os pontos fracos e o panorama como um todo.

Como é feito o trabalho da assessoria financeira?

Os assessores financeiros irão, por meio de técnicas e procedimentos, avaliar seu negócio e propor soluções financeiras compatíveis com sua empresa, considerando o mercado como um todo.

Confira os passos e áreas de atuação desse tipo de serviço:

Planejamento financeiro com foco estratégico

Na primeira fase da assessoria, é feito um diagnóstico da situação financeira da sua empresa e são traçados os objetivos. Para atingir tais objetivos, é feito um intenso estudo sobre as despesas da empresa, com o intuito de obter mais eficiência e reduzir custos.

Nesse momento, todas as áreas da organização serão analisadas para se conhecer a rentabilidade de cada uma delas e, então, fazer projeções para o futuro da empresa.

O foco aqui é, por meio desse planejamento, aumentar o valor da sua empresa.

Análise de viabilidade

Será feita uma análise para mensurar os negócios já existentes, os possíveis novos negócios e sua viabilidade. Para isso, é levado em consideração dados como orçamento, precificação dos produtos e serviços, fluxo de caixa projetado, cálculos de payback e taxa interna de retorno (TIR).

Consultoria financeira e administrativa

Essa fase atua na administração dos recursos financeiros da empresa, analisando as despesas, áreas e centros de custos e estruturação de regimes de caixa. Além disso, esse é o momento para definir políticas de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

Reestruturação

O foco agora é propor melhorias nos setores administrativo, financeiro e tributário. São propostas mudanças no dia a dia dos funcionários, a fim de obter equipes mais produtivas e lucrativas.

Investimentos financeiros e tesouraria

Esse é o momento no qual a assessoria identifica as melhores opções de investimentos no mercado para os recursos da empresa e faz a gestão desses recursos, através do controle diário de aplicações e resgates para obter os melhores canais, produtos de investimentos e taxas de remuneração.

Por que contratar uma assessoria financeira?

Principalmente em tempos incertos e de crise financeira no país, é comum ver várias empresas fechando as portas por não conseguirem se organizar financeiramente para conseguir superar esse momento difícil. Grande parte desse desafio pode ser porque, em tempos de crise, o consumidor pode reavaliar o valor de determinados serviços e produtos e optar por não consumir mais.

Contratando os serviços de uma assessoria financeira, você pode contar com o olhar imparcial e profissional de especialistas para se preparar para uma possível desvalorização da moeda, e até mesmo encontrar meios para fazer sua reserva de financeira da maneira ideal.

Assim, você garante a proteção que sua empresa precisa diante das dificuldades, enquanto você se concentra em soluções para se recuperar comercialmente.

Além disso, se você deseja realizar investimentos é fundamental contar com um olhar mais aprofundado em relação às questões financeiras para que você possa tomar boas decisões, capazes de atingir o crescimento desejado, sem que os riscos comprometam a continuidade do negócio.

Controle financeiro pequena empresa

Além da assessoria financeira ser importantíssima, o primeiro passo para que tudo se resolva é o controle financeiro, é nele que a assessoria financeira irá analisar como é seu controle, como você mapeia as despesas operacionais e não operacionais de seu negócio.

Em um controle financeiro iremos ter:

  1. Mapeamento de todas as despesas
  2. Mapeamento de todas as receitas
  3. Projeções futuras de despesas
  4. Projeções futuras das receitas

Somente fazendo o mapeamento das despesas você irá resolver uma parte considerada do seu controle financeiro, pois é ai que identificamos exceções e despesas desnecessárias.

Se derrepente você desnecessariamente compra material de expediente em excesso, o mapeamento começa a identificar.

Sistema Financeiro ou Planilha para minha gestão financeira?

 Bom, vou te contar um sistema financeiro não é luxo, é necessidade, e tem vários sistemas financeiros bons e baratos, planilha somente se você for bom em planilha e sua movimentação for pouco mesmo.

Pois apenas da planilha ter relatórios você montar, o sistema te dar muito mais vantagens, com inúmeros relatórios para análise financeira como:

  1. Relatório de contas a pagar por período (você escolhe o período)
  2. Relatório de contas a receber por período (você escolhe o período)
  3. Emissão de boletos (a maioria dos sistemas emite boleto isso fica mais profissional)
  4. Relatório de inadimplência
  5. Cadastro de cliente e cobrança via e-mail direto no sistema
  6. Relatórios comparativos de períodos
  7. Importação do extrato bancário no sistema (você apenas identifica o que foi aquela movimentação, com isso você tem controle do banco e caixa

Poderia citar mais inúmeras vantagens de usar sistema para sua gestão financeira, mas achei esses mais pertinentes.

Agora imagina você ter que montar formulas e mais formulas complicadas em planilhas e correndo o risco de quebrar formulas ou perde o arquivo.

Hoje o sistema são todos em nuvem, fazendo com que os dados fiquem mais seguros.

Conclusão: A importância de assessoria na gestão financeira para seu negócio

Como vimos, contratar uma assessoria financeira pode ser que seu negócio precisa para sair da crise, e até, aumentar os lucros. Com o auxílio de um profissional no controle, organização, e gerenciamento financeiro da empresa pode ter certeza que sua empresa terá mais vida útil.

Nós da The Control Contabilidade temos sistema financeira para nossos clientes que podem ajudar e muito seu controle financeiro e sua gestão financeira, para mais informações, solicite um orçamento [AQUI]

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e Estrategia de Empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, Empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X