Como abrir um consultório odontológico em Manaus?

Sabia que, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia, nos últimos anos, a área faturou mais de R$38 bilhões de reais? Isso se dá, claro, pela procura excessiva de pessoas que desejam sorrir com mais qualidade e até mesmo beleza, e ai entra o seu sonho de empreendedor, abrir um consultório odontológico em Manaus.

Então, levando esse dado em consideração, para você, como profissional da área, é interessante demais saber como abrir um consultório odontológico em Manaus. Afinal, fazer parte desse faturamento não é nada ruim, certo?

Se você sonha, realmente, em conseguir ter um consultório para chamar de sua, continue lendo esse conteúdo e saiba quais são os principais passos para abertura de um consultório odontológico! Boa leitura 🙂

4 Passos para que você consiga abrir um consultório odontológico sem problemas!

1. Você realmente quer montar um consultório odontológico?

Quando se diz respeito ao profissional odontológico, por exemplo, você, como dentista, pode decidir se você deseja ser empregado ou empregador, no caso, sendo um proprietário de um consultório.

Tudo bem, talvez seja estranho eu dizer isso, até porque, é completamente comum que os dentistas tenham empregos privados ou concursados e, ainda sim, querem ter ou possuem consultórios.

Mas, a questão de eu te falar que é importante que você saiba se realmente quer montar um consultório, é porque está surgindo muitos consultórios odontológicos. O que significa que, infelizmente ou felizmente, o mercado está afunilando cada vez mais por terem muitos.

E, bom, com o mercado acirrado, saiba que é necessário uma maior tempo do gestor do consultório para que tudo corra bem. Então, é óbvio que deixar todo o trabalho na mão da secretária já passou faz tempo, agora os consultórios odontológicos, para que tenham sucesso, precisam de um gestor atencioso.

Com base nisso, qual é a sua escolha?

2. Para qualquer consultório, ter um plano de negócios é fundamental

Se você realmente quiser montar um consultório odontológico em Manaus, o segundo passo é fazer um bom planejamento. Ou seja, separe um momento para que você consiga descrever o seu negócio, que você consiga definir objetivos e metas, identifique o seu público-alvo e claro, saiba detalhes sobre o seu capital.

É importante que, acima disso, você saiba qual é a sua capacidade de instalação. Então, tenha na ponta da língua, ou melhor, no papel, quantas salas de tratamento terá o seu consultório, quantas horas você irá atender e como você acredita que irá fidelizar seus clientes.

No seu plano de negócios, você precisa incluir absolutamente tudo sobre o seu futuro negócio para que você tenha um passo a passo e consiga prevenir problemas ou, ao menos, prever obstáculos.

Com toda certeza, não é fácil saber como abrir um consultório odontológico em Manaus, mas ficará muito mais simples e completamente possível se você trabalhar bastante o seu plano de negócios. Afinal, além de fundamental para o seu empreendimento, o plano é uma ferramenta simples e que definirá o sucesso ou fracasso do seu consultório.

Importante também contar com ajuda de um contador nós da The Control Contabilidade Online temos serviços específicos para dentistas, planejamento tributário, gestão financeira, que vai ajudar a gerenciar seu consultório.

3. Antes de pensar em abrir o consultório odontológico em Manaus, estruture de acordo com as exigências legais

Abrir um consultório odontológico em Manaus é muito mais do que ter uma boa localização e, bom, ter o dentista para fazer o atendimento. Para que você monte sua clínica odontológica, é necessário que você invista nele de acordo com as normas da vigilância sanitária.

O que significa que, conforme o regulamento, seu consultório odontológico precisa ter sala de espera, depósito para materiais de limpeza, banheiros para pacientes e uma central para que você possa esterilizar os materiais do qual usará no dia a dia.

Além desses espaços que são impostos pela vigilância, você ainda precisa pensar que o seu consultório precisa contar com sala administrativa, uma pequena cozinha e sanitários para o uso exclusivo de funcionários.

As exigências não param por aí, você ainda precisa pensar na iluminação, ventilação, instalações elétricas e hidráulicas embutidas. Além disso, também é disponibilizado pelo órgão de vigilância uma lista de equipamentos que você precisa ter para que seja possível montar seu consultório.

Então, é fundamental que, no plano de negócios, você conte com todos os futuros gastos, que, como você mesma viu, vão ser muitos.

Abrir um consultório odontológico em Manaus a parte da DVISA é um pouco demorado, depois de dar entrada, tem que aguardar a fiscalização que pode demorar ate 6 (seis) meses, devido ter poucos agentes de fiscalização.

4. Um consultório odontológico legal

Sim, é isso mesmo, ser legal é uma das coisas que você precisa saber sobre como abrir um consultório odontológico. Então, depois de estar regular de acordo com a vigilância sanitária, você precisar ter um cadastro junto à prefeitura do município que o seu consultório estará.

Além disso, é fundamental que você contrate uma empresa cadastrada na DVISA para que recolha seu lixo hospitalar, pois é considerado lixo hospitalar, o que, por sinal, é uma exigência feita pela vigilância sanitária.

Você sabe qual a importância de um contador para o planejamento da abertura do consultório odontológico?

Saber como abrir um consultório odontológico em Manaus não é uma das tarefas mais simples, afinal, é um negócio e você precisa estudar e pensar em todos os passos para que você tenha uma cconsultório de sucesso.

Agora, se você acredita que precisa de ajuda para montar um consultório odontológico, é interessante que você conte com um contador para o planejamento da abertura do consultório.

Até porque, nós da The Control Contabilidade online, iremos abrir sua clínica sem tanta dor de cabeça e sabendo que terá do seu lado um profissional que entende sobre o assunto e sabe bem como avançar.

Temos vasta experiencia no ramo, todos os passos a passo, desde elaboração:

  • Razão social
  • Contrato social
  • Capital
  • Registro
  • CNPJ
  • DVISA
  • Inscrição Municipal
  • Autorização de emissão de Nota Fiscal Eletrônica,

enfim um monte de detalhes que iremos lhe ajuda.

Solicite um orçamento sem compromisso conosco [AQUI]

 

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e Estrategia de Empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, Empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X