CONTABILIDADE PARA DENTISTAS EM MANAUS

É natural que um profissional tenha dúvidas na hora de abrir um negócio, principalmente quando se diz respeito à área da contabilidade para dentistas em Manaus, onde é feito todo controle das receitas arrecadadas, dos impostos a serem pagos, enfim, de tudo o que diz respeito aos recursos financeiros da empresa.

E quando esse é um profissional na área de odontologia, que não tem, definitivamente, conhecimento algum sobre contabilidade, especificamente para consultórios odontológicos?

As dúvidas que surgem são muitas, em especial quando se diz ao respeito dos tributos para se tornar uma pessoa jurídica. E para exercer esse trabalho é preciso estar em dia com as obrigações Fiscais.

Nada pode atrapalhar mais o desenvolvimento financeiro de uma empresa que um fluxo de caixa mal organizado. Os erros contábeis podem acarretar inúmeros problemas no seu consultório odontológico, fazendo até que taxas desnecessárias sejam pagas em demasia.

Para manter seu negócio assegurado, não basta apenas saber como cuidar dos dentes de seus pacientes, é necessário estar com o caixa balanceado, em dia. O mais indicado e seguro para seus negócios é que contrate um contador especialista na sua área de dentista, desta forma você estará respaldado e terá todos os direitos e deveres cumpridos, conforme as leis.

Organizando a contabilidade para dentistas em Manaus

Aqui o ponto crucial é não fazer você mesmo os serviços contábeis de seu consultório odontológico em Manaus, mas deixar assim que seja feito por um profissional que domine o assunto.

É simples, você pode estar tentando fazer o controle da sua forma, até por uma “economia”, tentando economizar dinheiro. Mas pode ser fatal, pois na análise você pode interpretar números de formas equivocadas, querendo apenas encontrar os lucros, mas isso pode ser uma perda de tempo e, ao contrário do que acha ser economia, pode lhe trazer muito prejuízo e dor de cabeça. Alguns esforços não compensam.

É mais indicado que a contabilidade para dentistas em Manaus seja feita por profissionais que dominem o assunto.

Para todos os casos é importante que você, como profissional, procure escritórios de contabilidade ou algum contador que irá analisar todos os aspectos legais e tributários e algumas peculiaridades que existam na sua área de atuação, de odontologia, para o funcionamento correto de seu negócio.

Hoje com sistema integrado podemos ajudar de forma online com organização financeira através de sistema online, do seu consultório o contador faz o acompanhamento de tudo que está sendo movimentado, ajudando a controlar as finanças.

A Responsabilidade da contabilidade para dentistas

Ele estará responsável por resolver todo que seja inerente aos aspectos da contabilidade de seu consultório. Isto vai de cálculos dos impostos mensais, cálculo da folha de pagamento de seus funcionários e todas as declarações mensais e anuais.

É aconselhável que você, profissional em odontologia, sempre mantenha contato direto com o contador. Desta forma você estará acompanhando de perto todo desenvolvimento de seu consultório, saberá de todos os feitos dele e acompanhará seus passos, puxando relatórios, para saber como anda seu consultório.

Controle financeiro para dentista

E importante, quer dizer, essencial e obrigatório o controle de despesas, pagamentos de funcionários impostos, pagamento das contas mensais, enfim, tudo que está ligado ao controle de entrada e saída dos recursos financeiros.

Depois deste ter tudo mapeado na parte financeira, do seu consultório odontológico em Manaus, tenha certeza de que todo fluxo de caixa está sendo empregado de forma correta.

Assim terá uma melhor visão sobre como tem prosperado. Daí poderá cortar gastos desnecessários, se for preciso, poderá fazer novas aplicações que auxilie no crescimento de seu negócio. Quem sabe até poderá expandi-lo?

Regularização do consultório odontológico

Quando falamos em consultório odontológico, ter um CNPJ e vem logo a questão, como será que me regularizo?

A maior briga é com a DVISA (Departamento de Vigilância) por ser um consultório da área de saúde, é necessário a vistoria para que seja liberado o certificado de autorização e posteriormente o alvará.

Então caso você trabalhe como Pessoa física ou como Pessoa Jurídica tem que ter os seguintes cadastros regularizados:

  1. Registro na Junta Comercial (registro do contrato ou requerimento empresário)
  2. CNPJ (CPF caso seja pessoa física)
  3. Inscrição Municipal
  4. Autorização de Emissão de Nota Fiscal
  5. Alvará
  6. DVISA (departamento vigilância sanitária)

Essa sem dúvida é a parte mais chata, ter tudo isso regularizado, fora o financeiro, balanço, declarações, está vendo como é essencial ter um contador para seu consultório odontológico em Manaus.

Tributação para dentista

Quanto a tributação, deve se ter um cuidado redobrado, pois existem 3 regimes tributários que o dentista pode ser:

  1. Simples Nacional
  2. Lucro Presumido
  3. Lucro Real

É necessário fazer uma análise para ver qual o mais viável, na verdade fica entre o Presumido e Simples Nacional, a alíquota do Simples já começa com 15,50% na primeira tabela ate 180 mil reais nos últimos 12 meses de faturamento.

É bem complicadinho tem outro fator que influencia que é o fator “r” isso quer dizer que sua folha de pagamento tem que ser 20% do seu faturamento então terá uma alíquota menos.

Essa parte da tributação é complicada mesmo, qualquer área tributária é uma maluquice no Brasil.

É extremamente recomendável que as contabilidades para dentista sejam feitas por um profissional com experiencia na área. Desta forma tudo estará conforme as leis para o negócio funcionar de forma legal.

Cada detalhe devera ser analisado e repensado e planejado para que se tente ter um menor custo tributário.

Pessoa Física ou Jurídica para dentistas em Manaus?

Sinceramente, eu vejo muitos dentistas errarem, tem empresa e reversa o faturamento no “livro caixa” que as vezes nem tem e a empresa, e eu me pergunto porque? Não entendo sinceramente.

Você fatura mais do que a segunda faixa? R$ 3.751,05 tenho certeza que sim, passou disso nem vale a pena fazer livro caixa e colocar valores na Pessoa Física.

Simplesmente o maior problema do dentista é o Imposto de Renda, vou te contar, a distribuição de lucro é isento de Imposto de Renda.

Quando você tem empresa e você tem contabilidade para dentistas em Manaus toda completa, certinha, balanço e tem provado contabilmente a distribuição de lucro fica isenta por lei.

E você ainda vai ficar dividindo receita no livro caixa e empresa?

Creio que não senhor(a) dentista

Você quer uma contabilidade para dentistas em Manaus com experiencia no mercado, sistema financeiro e que lhe possa dar tranquilidade no seu consultório, se preocupando em apenas atender!!

Entre em contato conosco, nós da The Control temos vasta experiência com dentista em Manaus. Solicite um orçamento [AQUI]

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X