Erros na hora de abrir uma empresa

É muito mais do que ter uma ideia ou um sonho, abrir empresa requer um planejamento de todos os passos para que não haja erro, pois são esses erros que podem custar a vida da sua empresa, e quais erros na hora de abrir uma empresa as pessoas cometem?

  1. Não planejar quando for abrir a empresa

O planejamento faz toda a diferença em todas as etapas da empresa, principalmente no início, onde se tem o investimento e não se pode perder.

Planejar desde o nome da empresa, o marketing se vai ser online ou off-line, financeiro, as despesas fixas, enfim uma gama de fatores que influencia e muito na hora de abrir uma empresa

Um grande numero de empresas fecham no inicio de vida, devido a falta de planejamento, não prever ou saber o que vai encontrar, vai fazer com que você se perca todo no negocio e sem rumo, único destino será fechar.

  1. Não conhecer totalmente o ramo do novo negócio.

Imagine você abrir uma empresa, ter todo seu investimento aplicado naquele negócio e você desconhece os problemas, as causas, os erros e o que você vai enfrentar no seu ramo de negócio.

Esse é um dos grandes erros na hora de abrir uma empresa, e tem pior não conhecer totalmente é uma coisa, tem gente que desconhece mesmo totalmente o que vai encontrar.

Geralmente são as pessoas que vão na moda, acontece muito com franquia, franquia “x” ta na moda, produto “tal” ta na moda, então desconhece os produtos o ramo, os problemas e acaba fechando depois.

  1. Não analisar a localização da empresa

Um dos grandes erros na hora de abrir uma empresa é justamente o local, vai depender muito da forma de como você irá operacionar, a venda vai ser online? Então é uma coisa, a venda vai ser no local? Então tem que trabalhar mais ainda o ponto, no caso o local da empresa.

Essencial pensar em alguns pontos como:

  • Estacionamento
  • Segurança
  • Ponto comercial, movimentado.
  • Estrutura do local

Alguns itens para serem analisados com carinho para não errar a localização, o ponto o local tem que ser altamente estratégico.

  1. Aguardar que os clientes venham até você

Erro de principiante, hoje não pode mais abrir uma loja, escritório, seja lá o que for seu negócio e aguardar que as pessoas vão até você.

Com as redes sociais ou melhor, com a internet, os clientes estão em um determinado local e você que tem que aparecer para eles, imagina a quantidade de informações que hoje vimos.

A toda hora no e-mail, rede social, enfim uma gama de informações e onde está você? Sentado esperando que o carro passe olhe a placa e diga: olha vamos ali!!

Esse tempo passou, faça seu marketing, trabalhe sua marca, crie seu site, busque clientes de varias formas, veja qual a mais da resultado, mas nunca aguarde que os clientes venham até você.

  1. Não investir em Marketing

Você acaba de abrir uma empresa, não tem nenhuma visibilidade, ninguém lhe conhece, a não ser seus familiares e amigos e você não tem um marketing?

Sem marketing sua empresa não vai a lugar nenhum, é preciso trabalhar isso de forma profissional, pois senão sua empresa não vai ser vista, sabe aquela frase “Quem não é visto não é lembrado” pois é assim mesmo.

Hoje sem rede social, sem site sem estar no meio digital sua empresa é mais uma em um milhão de empresas por ai.

Fazer o marketing não é só postar em rede social, é fazer o planejamento de todos os passos, desde quando o anuncio aparece para seus possível cliente, quanto o pós venda, marketing:

  • Planejamento
  • Identificar a persona
  • Público alvo
  • Conteúdo para chamar atenção e aparecer
  • Site para divulgação
  • Rede social com conteúdos
  • Palavras chaves do seu negócio

São alguns itens que você deve trabalhar incansavelmente para que seu marketing funcione bem.

Não ter marketing logo no inicio da sua empresa, é um dos erros na hora de abrir uma empresa, não cometa esse erro.

  1. Abrir uma empresa com o nome sujo

É uma das grandes dúvidas, mas considero um erro, pois começa a dar alguns problemas, principalmente quando vai abrir uma conta corrente da empresa, o banco consulta os dados do proprietário ou dos sócios e acaba verificando o nome sujo.

Com isso o banco não liberar uma conta corrente para empresa, alguns bancos até liberaram, mas a maioria não, e isso gera um problema, pois a empresa precisa ter uma conta bancaria para receber, emitir boleto, fazer pagamento.

Em hipótese nenhuma a conta pessoal pode ser usada pela empresa e isso é um erro na hora de abrir uma empresa, não ter uma conta corrente Pessoa Jurídica e acabar usando a conta Pessoa Física do proprietário.

  1. Falta de Gestão Financeira erros na hora de abrir uma empresa

Um dos grandes erros na hora de abrir uma empresa é a falta de gestão financeira, se você não tem previsão dos gastos operacionais que vai ter, como irá saber de quanto vai precisar de capital de giro, de fluxo de caixa?

Por incrível que parece, tem gente que abre empresa com a cara e a coragem e no fim, vai ser mais um na lista da estatística do SEBRAE.

Prever seus gastos, mensais, trimestrais, fazer provisões de custo tributários, de gastos com funcionário é primordial, saber o quanto preciso para manter a empresa por 6 meses por exemplo, é mais do que tarefa de casa.

Alguns se apegam a planilhas outros com sistema e outros com pensamento, quem só pensa e não age, não vai conseguir nada além de se complicar com o financeiro.

Fazer um planejamento de gasto inicial é essencial, faça, coloque tudo na lista, planilha, o que for, mas faça.

  1. Desistir na Primeira dificuldade

Vou te contar um segredo, sabe esse negócio que você esta tentando montar, uma empresa, pois é, saiba que dificuldades vai ter todo dia, problemas vai ter todo dia, vontade de desistir vai ter todo dia, vontade de ir embora pra casa cansado, fugir dos problemas, vai ter.

Mas só sobrevive os fortes, sobrevive aquela que planejou, executou, que não se abateu no primeiro não, aquele que acredita no seu trabalho, no seu projeto, na sua empresa.

Aquele que tem sede de vitória que não se abate com probleminha, desistir nunca, lutar sempre.

Não seja mais um, seja o diferente, seja o melhor, problemas são feitos para serem resolvidos, então levante a cabeça e enfrente toda dificuldade que terás pela frente, essa é a escada que vai para o sucesso.

  1. Achar que o dinheiro vem rápido.

Empresa é um investimento, você tem um dinheiro e aplica em determinado negócio e tem que calcular qual a margem de retorno, isso chamamos de payback (retorno do investimento) dificilmente um negócio dar retorno rápido.

Todo investimento tem um período médio de retorno, pois imagine você abrir uma empresa, tem que ter estoque se for comércio, tem que ter mão de obra, tem que ter marketing, tem que ter uma serie de fatores que são essenciais para iniciar.

E quando começa a ter um retorno, tem que ver em quanto tempo esse retorno cobre o que você gastou inicialmente, mas te garanto não vem rápido e nem vem fácil, mercado é disputadíssimo em qualquer área.

Então entre no negocio sabendo, do risco, e de que rápido não vai ser o lucro, mal vai da pra pagar inicialmente as despesas, mas seja forte, só sobrevive os fortes.

  1. Não ter um contador para ajudar

Primeiramente que contador não é um mal necessário, contador é essencial na ajuda para montar seu negócio, ele que pode lhe dizer quanto vai ser seu imposto, quando você vai gastar com imposto de funcionário, pode colocar você em um regime tributário simplificado.

Contador pode lhe dar ferramentas que vai ajudar na gestão do seu negócio, sem contar que na hora de abrir a empresa, ele tem todo os procedimentos, contrato, enquadramento de microempresa, atividades que podem ou não ser do simples

São vários fatores que tem que ser analisado para não cometer esses erros na hora de abrir uma empresa, se vai ser Ltda, quais as vantagens, desvantagens, como emitir a nota fiscal, enfim uma gama de fatores que não podem passar despercebidos, para não cometer esses erros na hora de abrir uma empresa.

Quer conhecer um pouco mais nossos serviços para abertura de empresa ou assessoria mensal, entre em contato conosco [AQUI]

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e Estrategia de Empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, Empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X