Como montar um escritório de advocacia em Manaus

A OAB estima que, até meados de 2019, o Brasil tenha mais de 126 mil escritórios de advocacia, o que é seis vezes o que temos hoje. Eu sei, a ideia de ser seu próprio chefe e poder comandar seus negócios pode ser encantador, mas é interessante que você saiba que nem sempre os ensinamentos dados na faculdades são “armas” suficientes para que você consiga manter sua empresa.

Se você possui habilidade de gestão e sabe como efetuar uma boa prospecção de clientes na àrea, pode ser que você tenha ótimas chances no seu negócio. Mas, antes que você pense em montar seu escritório de advocacia em Manaus, é fundamental que você não deixe de lado as exigências legais.

Então, se você não tem experiência e quer ajuda para conseguir montar o seu escritório de advocacia, continue lendo esse conteúdo, valerá muito a pena para você!

O que preciso para abrir meu escritório de advocacia em Manaus

Para que você consiga, finalmente, abrir seu escritório de advocacia em Manaus, como primeiro passo e talvez o mais óbvio de todos, você precisa ser aprovado no exame da Ordem. Desta forma, tanto você quanto a sua empresa podem ficar regularizados perante a OAB.

Como toda empresa, para que você tenha seu escritório de advocacia, é necessário que você se certifique de que não exista outra empresa com o mesmo nome que você escolheu, para que não tenha que pensar em outro nome quando estiver fazendo o registro.

Quais órgãos tenho que registrar?

Para abrir seu escritório, você precisa recorrer a alguns órgãos, como:

  • Ordem dos Advogados do Brasil: Para que você consiga efetuar o registro do contrato social da empresa junto à OAB. Os advogados diferentes de outra empresas, precisam registrar seu ato constitutivo na própria OAB e seguintes os outros passos abaixo
  • Secretaria da Receita Federal: Para que você consiga o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica;
  • Prefeitura Municipal: Para conseguir seu alvará de funcionamento e emissão de nota fiscal de serviço;
  • Previdência Social: Para que você faça o cadastro da empresa e os responsáveis legais;
  • Cadastro na Caixa Econômica “FGTS” para que possa ter o registro e puxar relatório dos funcionários.

Além de você ter que passar por todos esses processos, para que você consiga abrir seu escritório de advocacia em Manaus, você precisa seguir uma legislação específica, já que é uma atividade de caráter público.

Tipo jurídico: em qual o seu escritório de advocacia irá se encaixar?

Para que você tenha o seu escritório de advocacia em Manaus, você precisa saber em qual regime jurídico a sua empresa se enquadra. O que chamamos de tipo jurídico.

É importante que você saiba em qual você se enquadra, até porque, é fundamental que, no momento de formalizar seu escritório, você informe qual é a sua natureza jurídica. No caso do seu escritório de advocacia, poderá ser Ltda ou Sociedade Simples. Entenda quais são as características:

  • Ltda: “Sociedade limitada” é a que realiza atividade empresarial. Pode ser formada por dois ou até mais sócios que devem contribuir com dinheiro e/ou bens materiais para que consiga formar o capital social. No caso da responsabilidade dos sócios, ela é restrita ao valor do capital, ou seja, cada sócio possui obrigação com a sua parte do capital. Na Ltda você deverá nomear um representante da empresa que irá assinar os documentos, mas também pode ser em conjunto com outros sócios, tem que estar especificado no contrato social.
  • Sociedade simples: Realiza atividades de prestação de serviço por meio de atividades intelectuai, como: os contadores, advogados, engenheiros e mais outros profissionais liberais. Neste caso, esses profissionais se unem para exercer suas profissões, até porque, o objetivo lícito descrito no contrato social das sociedades simples diz que os sócios não devem praticar nenhum tipo de atividade relacionada ao comércio, mas sim, atividades intelectuais, de natureza, científica, literária ou artística.

Além dessas características, no caso da Sociedade simples, você não precisa registrar seu escritório de advocacia em Manaus na junta comercial do estado, mas sim na OAB..

Definir área de atuação

Para que você consiga definir a área de atuação do seu escritório de advocacia em Manaus, você precisa escolher em qual área irá atuar.

  • Trabalhista
  • Civil
  • Familiar
  • Tributário

A partir do momento da escolha de sua área você começar a ter um caminho, pois em cima disso vai ser o seu projeto do escritório, quem são seu publico alvo? Quais os maiores problemas da sua persona? Como você pode ajudar e prevenir? Começa o planejamento estratégico do seu escritório de advocacia.

Planejamento financeiro

É interessante que toda a montagem do seu escritório de advocacia em Manaus seja compatível com o seu capital de giro.

Não tenha vergonha de começar pequeno e sonhar grande. O que significa que, se o seu planejamento financeiro não contempla conseguir montar um palacete, foque no que você pode e trabalhe com um público mais simples.

É importante que, mesmo lidando com um público mais simples, você pense em fazer um bom planejamento financeiro para que você consiga arcar com o espaço, os materiais que necessita para realizar sua função e a manutenção mensal do seu empreendimento.

Planeje suas despesas, monte uma reserva financeira, saiba de quanto vai ser seu fluxo de caixa, isso vai dar combustível para seu escritório não fechar.

Ter um contador para poder fazer a contabilidade do escritório de advocacia.

Como um bom advogado empreendedor que você quer se tornar, é necessário que você tenha ciência de todas as informações relacionadas ao seu escritório de advocacia, embora você tenha conhecimento em legislação, um contador experiente em contabilidade para advogado para lhe ajudar nesse processo, na questão tributária, emissão de nota fiscal.

Até porque, é no processo de abertura que você terá que tomar decisões importantes e que, de certa forma, causará impacto na carga tributária à ser recolhida pela escritório.

Então, conte com um profissional contábil para que você consiga saber qual o melhor regime tributário para o seu negócio e mais algumas outras dúvidas que aparecerá no caminho para que você comece o seu escritório de advocacia em Manaus com pé esquerdo.

Nós da The Control Contabilidade atendemos advogados e temos um serviço especializado e personalizado para advogados, com plataforma financeira que vai ajudar seu negócio.

Solicite mais informações [AQUI]

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e estrategia de empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X