5 dicas de finanças para consultório odontológico

Imagine você dentista, preocupado com atendimento, material, todo cuidado para não ter problema no consultório e ainda tirar tempo para finanças? Quero lhe ajudar e lhe dar 5 dicas de finanças para consultório odontológico.

É claro que, os profissionais da área odontológica, saem da faculdade com capacitação suficiente para tratar inúmeros pacientes com diversas complicações bucais. Mas, não são todos que aprendem o que precisam para montar seus próprios negócios, até porque, isso não faz parte do curso.

Então, como poucos possuem noções de empreendedorismo, mas trabalham para ter seus próprios negócios, é comum que, ao falar sobre gestão financeira, as coisas tendem a apertar um pouco.

Se isso acontece com você e infelizmente, você não faz a menor ideia de como corrigir, continue lendo o conteúdo e tenha algumas dicas para que você consiga ter um maior controle financeiro da sua clínica.

#5 Dicas (valiosas) para que você tenha total controle financeiro do seu consultório odontológico

1. Tenha uma boa gestão financeira para seu consultório odontológico em Manaus.

Alguns donos de consultórios odontológicos em Manaus não conseguem enxergar, pelo menos no início, o quanto é importante ter uma boa gestão financeira e orçamentária. Mas, acredite, quando você consegue, finalmente, abrir seu consultório odontológico, você deixa de ocupar o lugar de “apenas um profissional de saúde” e passa a ser também um gestor.

Afinal, mesmo que você esteja pensando que não estudou para isso ou que simplesmente não leva jeito para gerir, a partir do momento que você decide ser empreendedor e dono do seu próprio nariz, você precisa ter consciência de que precisa saber gerir seu negócio. Até porque, quem faria isso por você, no início?

Então, seja preocupado com a qualidade dos procedimentos que são oferecidos e realizados, mas não se esqueça de que o seu consultório odontológico também precisa contar com um bom atendimento, treinamento dos funcionários, marketing e relacionamento com os clientes.

Faça um controle detalhado das despesas e receitas do seu consultório para que você consiga prever possíveis obstáculos e consiga planejar o futuro com mais calma. E lembre-se que, sem uma boa gestão financeira, você pode correr o risco de acabar gastando mais do que ganha, terá pagamentos atrasados e precisará recorrer à empréstimos.

Mapear todas as contas, monitorar os gastos, e fazer provisões orçamentarias para os próximos meses, vai fazer a diferença na sua gestão, lembre-se disso, sempre.

2. Pessoal não é profissional, e vice-versa.

Como eu já disse anteriormente, quando você é dono de um consultório odontológico em Manaus, você precisa lidar com mais do que saber fazer algum procedimento relacionado à saúde, você precisa ter noções de empreendedorismo e finanças, para que tudo dê certo e você tenha sucesso.

Como, pelo menos no início, tudo está nas suas mãos, é comum que, por vezes, você acaba por misturar as contas. E isso é completamente preocupante porque, na hora da separação, é quase impossível saber o que é pessoal e o que é profissional.

Então, a dica é que você evite que isso aconteça. Você pode evitar ter várias contas, com uma caixa organizada no consultório ou até mesmo, ter duas contas bancárias, uma para o pessoal e a outra para o profissional.

Sem contar que o fato de confundir as contas é um grande risco Fiscal, e a Receita Federal pode quebrar a diferença entre sócio e empresa e arbitrar até uma multa em cima disso, pois ela não identifica o que é empresa e o que é Pessoa Física.

3. Desculpa a pergunta, mas… Quanto é o seu salário?

Não, tudo bem, você não precisa responder isso para mim, e sim para você! Não sei se você sabe, mas sendo dono do seu próprio negócio, é difícil saber quanto você ganhará no mês e, para que isso não fique como uma lacuna em aberto, você precisa definir o seu pró-labore.

O seu pró-labore é como se fosse um salário, só que sem que conte com os benefícios trabalhistas obrigatórios. Para que você tenha esse “salário” você precisa definir um valor fixo para que faça a retirada e tenha total organização. Se você contar com um sócio, ele também ganha um pró-labore e vocês combinam a divisão dos lucros.

O pró labore é o salario dos socio ou proprietário diferente da distribuição de lucro, e quando tem muita distribuição de lucro, o FISCO verifica se houve retirada de pro labore, já que o pro labore se paga INSS e IR, então bastante cuidado com isso.

4. Capital de giro

Capital de giro ou até mesmo ativo corrente, é um valor que toda a empresa precisa para conseguir suprir as despesas do negócio, mantendo-o dia a dia. Para que você consiga chegar no valor ideal é fundamental considerar alguns aspectos, como, por exemplo:

  • Receitas provenientes de atendimentos;
  • Inadimplência;
  • Despesas financeiras;
  • Desperdícios;
  • Prazo de estocagem;
  • Custos operacionais;
  • E tudo mais que o seu consultório precisa “pagar” para conseguir abrir diariamente.

Realize o cálculo de quanto iria precisar em um mês de funcionamento do cconsultório, assim que finalizar, você abre uma conta e coloque esse valor. Então, com esse valor bem guardado, só utilize-o para pagar as despesas da clínica e reponha o valor com o recebimento do mês. Dessa forma, você terá um capital de giro funcionando perfeitamente.

O capital de giro devera suprir todas as despesas operacionais do Mês, além disso tem a reserva de capital, caso seu consultório consumo o capital a reserva devera ser coloca em campo.

Reserva de capital deverá ser 6 vezes o valor de sua despesa operacional de 1 (um) mês, isso é planejamento, irá lhe socorrer quando você precisar numa eventual crise, sem correr para empréstimo bem caros.

Tudo isso é necessário para você ter uma boa gestão financeira para consultório odontológico em Manaus.

5. Escolha a dedo os seus fornecedores

Se você já possui um consultório odontológico em Manaus, você já tem um planejamento financeiro. Afinal, é quase impossível montar uma clínica com todos os equipamentos sem que você tenha um bom planejamento financeiro.

Neste planejamento você deve ter colocado a questão dos fornecedores do qual todos os donos de consultórios odontológicos devem ter. Esses fornecedores, mesmo que você acredite que não, influenciam muito a qualidade do consultório como um todo.

Então, antes que você escolha um fornecedor, se atente ao valor, as condições de pagamento e, claro, a qualidade do produto que é oferecido. Se você quiser ainda mais segurança, busque referências com outros profissionais, capacidade de fornecimento e procedimento quando se tem crise.

É fundamental que você tente não atrasar (fazendo um bom capital de giro), pois, dessa forma, você mantém uma boa relação com o seu fornecedor e, ele, com você.

Conclusão: Não tenha prejuízos financeiros, conte com um contador especializado!

Agora que você possui essas dicas de finanças para consultório odontológico em Manaus, você já pode controlar melhor o financeiro do seu consultório.

Mas, se você quiser garantir uma visão mais real e quer contar com um supervisionamento do financeiro do seu consultório a todo momento, anulando qualquer possibilidade de ter um furo no seu faturamento ou acabar com prejuízos financeiros irreparáveis, conte com um contador especializado.

Um contador especializado dará mais segurança para para você e a sua clínica, fará uma boa gestão do financeiro, conseguirá te garantir uma visão geral mais real da condição financeira do seu negócio e manterá a sua clínica dentro da legislação.

Nós da The Control Contabilidade temos serviços especializados para consultório odontológico, além disso oferecemos sistema e suporte para financeiros para que você tenha em mãos o controle necessário para gerenciar.

 

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e estrategia de empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X