O que é conta Pessoa Jurídica

Já pensou em ter uma conta Pessoa Jurídica ? Muitos empreendedores não sabem, mas criar uma conta específica para gerenciar as transações do empreendimento é uma excelente estratégia de gestão.

Nesse passo a passo vamos mostrar o que é conta Pessoa Jurídica, demonstrar quais são as suas vantagens e diferenciais, quando vale a pena abrir uma, se ela é obrigatória e muito mais.

O que é conta Pessoa Jurídica

Vamos começar pelo conceito de conta Pessoa Jurídica. Afinal de contas, o que essa conta significa e o que ela representa? Trata-se de uma conta voltada de forma exclusiva para empresas e empreendedores.

Assim, diferente da conta física, que usa o CPF do cliente para a sua abertura, a conta para pessoa jurídica usa o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Essa é a grande diferença entre esses dois tipos de conta.

Dessa forma, podemos dizer que uma Pessoa Física não pode ter uma conta Pessoa Jurídica, a menos que abra uma empresa. Por ser uma conta especial, ela apresenta características peculiares, que a tornam mais vantajosa para as empresas.

Vale a pena destacar que essa conta pode ser aberta pelos sócios da empresa ou pelo seu representante legal. E apenas as pessoas que são autorizadas podem movimentar essa conta.

Durante a abertura da conta é possível estabelecer quais serão as pessoas autorizadas, solicitar cartões adicionais e muito mais. Os detalhes, no entanto, podem ser modificados pelos interessados após a abertura da conta.

Por que preciso abrir uma conta Pessoa Jurídica

E se você está se perguntando os motivos pelos quais é importante abrir uma conta Pessoa Jurídica, a lista é longa. Abaixo listamos os benefícios dessa conta para a empresa e empreendedor.

Mas por enquanto, basta mencionar que a conta para Pessoa Jurídica é indispensável para manter os gastos da empresa separados. Quem está no mercado do empreendedorismo sabe da importância de ter um controle financeiro de qualidade.

A empresa é um ente com personalidade própria, que é conhecido pelo CNPJ. Assim, é crucial que os gastos da empresa não se confundam com os gastos dos seus sócios ou administradores, por exemplo.

Dessa forma, a abertura de uma conta Pessoa Jurídica é uma obrigação para o empresário que está em busca de segurança, tranquilidade e praticidade no dia a dia de trabalho.

Todos os pagamentos da empresa, suas receitas e entradas são centralizadas nessa conta, que apresenta extrato exato de todas as operações. Dessa forma, a conta serve como um instrumento contábil dos mais valiosos.

Recomenda-se, inclusive, que a abertura da conta Pessoa Jurídica aconteça de forma imediata. Muitos empresários deixam a abertura para um segundo momento e acabam sofrendo com as consequências negativas desse adiamento.

Riscos de não ter a conta pessoa jurídica

Da mesma forma que a abertura de uma conta Pessoa Jurídica traz muitos benefícios para a empresa, a sua falta impacta de forma negativa no negócio. Um dos maiores riscos é a confusão entre o patrimônio pessoal dos sócios e o patrimônio da empresa.

Imagine por exemplo um Empresário Individual que movimente recursos para a empresa e para os seus gastos pessoais e familiares usando a mesma conta, uma conta Pessoa Física.

Nesse caso é muito difícil manter o controle sobre quais gastos e entradas são da empresa e quais gastos e entradas são da atividade pessoa. A confusão pode influenciar inclusive nas finanças do empreendimento.

Da mesma forma, pode parecer que a empresa está recebendo muito dinheiro, quando na verdade são recursos provenientes de outras fontes, como alugueis, venda de imóveis, pagamentos recebidos etc.

Infelizmente, essa confusão entre os gastos é muito comum, especialmente quando o empresário não faz a abertura de uma conta Pessoa Jurídica. E as consequências legais podem ser muito nocivas.

De acordo com a Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, se houver confusão entre o patrimônio da empresa e o dos sócios, a personalidade jurídica pode ser desconsiderada.

Assim, os sócios passam a responder com o patrimônio pessoal por dívidas da empresa. É o que determina o art. 50 da lei, que diz o seguinte:

Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

Por isso a abertura de uma conta Pessoa Jurídica é mais do que recomendada. Essa ação é eficiente para evitar que exista descontrole financeiro, evitando que o patrimônio dos sócios seja atacado pelos credores.

Benefícios da conta Pessoa Jurídica

Agora vamos falar sobre os principais benefícios de contar com uma conta Pessoa Jurídica. Descubra de que forma essa conta pode te ajudar a gerenciar melhor o seu negócio.

1.Pagamentos e Crédito

A conta Pessoa Jurídica pode ser usada para o recebimento de pagamentos, seja por produtos ou serviços comercializados pela sua empresa.

Sem falar que a conta para Pessoa Jurídica conta com linhas de crédito diferenciadas, o que permite obter capital de giro, empréstimo para o crescimento do negócio, compra de equipamentos e muito mais. Tudo isso com muito mais agilidade e facilidade, tendo em vista que a conta foi feita para o seu negócio formalizado.

2.0 Ação judicial

Uma das grandes vantagens de abrir uma conta PJ é a proteção jurídica. O mercado está repleto de riscos e um deles é o de cobrança por parte de parceiros, credores e similares.

Com a conta Pessoa Jurídica, é possível evitar que o patrimônio dos sócios seja atacado pelos credores. Na prática a conta serve como uma proteção, impedindo que os bens pessoais sejam usados para o pagamento de obrigações.

3.0 Facilidade

Se no passado existiam poucas contas para empresas, agora o que não faltam são opções. Você pode abrir uma conta empresarial em questão de pouco tempo, seja de forma presencial, seja pela internet.

Isso mesmo, com a expansão da tecnologia, especialmente da internet, agora é possível abrir uma conta PJ de forma completamente digital, sem sair de casa e sem assinar papelada.

Muitas instituições financeiras oferecem o serviço de abertura de contra PJ inclusive pelo celular, em poucos passos. Basta acessar o aplicativo, começar o procedimento e seguir as instruções na tela, de forma intuitiva e prática.

4.0 Controle e documentação da conta PJ

Mas um dos grandes destaques da conta PJ é o controle da documentação do seu negócio. Imagine como seria difícil controlar todos os seus fluxos financeiros se eles estivessem misturados com os seus gastos pessoais.

Com a conta específica para empresas o controle se torna muito mais fácil e dinâmico. Acompanhe todos os seus lucros, todos as suas despesas, as saídas, as entradas, a rentabilidade no período e muito mais.

5.0 Acesso a linhas de crédito voltadas a pequenas empresas, com menores taxas de juros

Quem está começando um negócio ou já está atuando no mercado pode precisar de dinheiro extra em algum momento. Seja para dar o pontapé inicial ou para alavancar o negócio, ter recurso em conta é fundamental.

No entanto, nem sempre é fácil conseguir acesso a crédito com boas condições, especialmente com uma conta tradicional. A conta Pessoa Jurídica, por outro lado, abre portas para linhas de crédito especiais, voltadas para pequenos negócios.

Essas linhas de crédito são mais acessíveis, apresentam taxa de juros reduzida e outros diferenciais, como por exemplo prazo maior para começar a pagar. Tudo isso com muito menos burocracia.

6.0 Possibilidade de automatizar controles financeiros

A automatização de processos é ideal para quem busca uma empresa muito mais eficiente, rápida e moderna. Com a conta Pessoa Jurídica fica fácil automatizar os controles financeiros.

Por exemplo, dependendo da conta é possível fazer a conciliação bancária, que consiste na comparação entre o saldo, as entradas e saídas, tudo de forma automatizada e rápida.

7.0 Acesso a produtos financeiros específicos

Além das linhas de crédito diferenciadas, sobre as quais falamos acima, a conta PJ também oferece aos clientes produtos exclusivos, que são voltados para o público empresarial.

Estamos falando em cartões de crédito e de débito para os sócios, programas de fidelidade, consórcios e investimentos repletos de vantagens. Uma carta de serviços completamente diferenciada.

8.0 Gastos separados

Sem dúvida, um dos principais aspectos positivos da conta Pessoa Jurídica é a separação completa entre os gastos pessoais e os gastos da empresa. Assim, se o que você procura é mais segurança para o seu negócio, a abertura da conta PJ é obrigatória.

Conclusão

Nesse guia falamos sobre a conta Pessoa Jurídica, o seu conceito, principais características, diferenciais e vantagens. Como você pode ver, essa é uma conta especial, voltada para quem tem empresa e deseja mais segurança e comodidade.

Abrir uma conta PJ vai te ajudar a gerenciar melhor o seu negócio, separando as contas pessoais das contas da empresa. Essa é uma estratégia incrível para formalizar ainda mais o seu empreendimento e alcançar resultados.

Veja nosso outros artigos em nosso blog

Solicite um orçamento CONTATO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X