PAPEL DO CONTADOR PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IGBE), as micros e pequenas empresas são responsáveis pela metade do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de tudo que o País produz. Além de ser responsável pela geração de empregos formais e qualificados, estão presentes de forma definitiva na vida dos brasileiros.

A profissão de Contador e técnico de contabilidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade, pelo Resolução CFC nº 560, 28 de outubro de 1983.

Nos últimos anos as micros e pequenas empresas ajudaram a aumentar a competitividade interna e externa, acelerou o progresso tecnológico. São consideradas hoje um dos propulsores do desenvolvimento econômico do País.

Como hoje grande parte das Empresas são Prestadoras de Serviços, o serviço de Contabilidade deve ter uma atenção especial para que se obtenha êxito no empreendimento. Afinal a presença desse profissional é fundamental pera equilibrar as contas, receitas e despesas, ou seja, viabilizar o funcionamento da Empresa Prestadora de Serviços.

O processo para se montar uma Empresa Prestadora de Serviços é tecnicamente descomplicado, mas é necessário estar atento aos critérios existentes.

Primeiro e necessário entender o conceito do que é uma Empresa Prestadora de Serviços. A Empresa Prestadora de Serviços é de natureza jurídica (PJ). Isso significa que a principal característica é a obrigação de fazer algo a alguém mediante remuneração.

O vínculo empregatício contratante e contratado não existe. Como trata-se de prestação de serviço de pessoa jurídica não existe a geração de encargos como o FGTS, por exemplo.

Para se montar uma Empresa Prestadora de Serviços e fundamental a presença de um Contador para abrir o empreendimento. O Contador será o responsável por cuidar de toda parte burocrática, e cuidando para que o regime tributário esteja correto.

Essa medida e fundamental para que seu empreendimento seja enquadrado no campo de atuação e atividade exercida, evitando assim o pagamento desnecessário de tributos e evitando gastos.

Mas não se esqueça que o sucesso de qualquer empreendimento e o planejamento. Sem planejamento seu negócio corre o risco de poucos meses acabar, e o empreendedor tenha que desistir do seu sonho de ter o próprio negócio.

Para que isso não ocorra procure sempre a orientação de um profissional de Contabilidade que tenha conhecimento sobre as leis que regem uma Empresas Prestadoras de Serviços.

O Contador é um profissional qualificado para trabalhar com a área financeira, econômica e patrimonial de uma Empresa Prestadora de Serviço. Este profissional deve estar atualizado quanto as leis que dizem respeito a Contabilidade para Empresa Prestadoras de Serviços, datas a serem cumpridas, prazo de impostos que a Empresa Prestadora de Serviço deve pagar.

Devera também interpretar de forma correta as informações, para desta forma auxiliar em decisões e atitudes devem ser tomadas para o crescimento da Empresa Prestadora de Serviço.

Por ter acesso a informações cruciais da empresa, é preciso que o Contador, que é o profissional responsável pela Contabilidade da Empresa Prestadora de Serviços seja uma pessoa que paute sua conduta pela ética, cuidado e honestidade.

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X