Planejamento financeiro empresarial para 2019

Toda empresa que se preze deve ter seu planejamento financeiro para 2019, estamos entrando em mais um ano e muitas coisas podem ser, planejadas, analisadas e assim ter a tomada de decisão para o bem financeiro das empresas.

O que é planejamento financeiro e sua importância

O planejamento financeiro nada mais é do que um instrumento de gestão, que simula o futuro e determina o rumo da empresa no ano seguinte, é uma forma eficaz de se preparar e se organizar para possíveis problemas. Antes de tudo é muito importante analisar e identificar todas as metas que foram traçadas no ano anterior, se elas foram cumpridas ou não, fazendo isso conseguimos distinguir todos os avanços e problemas enfrentados pela organização.

O planejamento pode ser entendido como um poderoso instrumento de intervenção que guia o desenvolvimento das organizações.

Um bom planejamento vai ser essencial para gerenciar bem os negócios, e evitar prejuízos que podem pôr em risco o futuro da empresa, ao analisarmos o mercado atual identificamos constantes e intensas mudanças, nenhuma empresa alcança resultados positivos e eficazes sem um bom planejamento.  Por isso vamos aos tópicos que você precisa para fazer seu planejamento financeiro empresarial para 2019.

Ter um bom sistema Financeiro

Ter um sistema financeiro não é luxo é necessidade, hoje existem vários sistemas no mercado bons e baratos, sem contar que são sistemas em nuvem, onde os dados ficam protegidos e você de qualquer lugar com internet pode ter acesso aos relatórios financeiros.

Existem diversas pessoas que gostam de planilhas, claro, planilhas são boas também, algumas com relatórios simples, mas a facilidade que o sistema tem é bem melhor, por exemplo, ele faz a venda, emiti cobrança e você acompanha se foi pago o boleto, isso já ajuda bastante para gerenciar inadimplências, as cobranças e o seu fluxo de caixa, em um só local.

Relatórios analíticos, filtros por data, valor, cliente, etc. São relatórios que quem sabe analisar, fazem muita diferença, o segredo é sempre analisar, gerenciar e ajustar.

Mapeamento de todas as despesas, para o seu Planejamento Financeiro

 Conhecer todas as suas despesas é mais do que uma obrigação, saber com o que está sendo gasto é essencial para que você tenha controle do que é pago e realmente é necessário e indispensável.

As contas essenciais de uma empresa devem ser monitoradas por seus valores mensais, pois são despesas variáveis como:

  • Energia
  • Material de expediente
  • Água
  • Internet
  • Gasolina
  • Hora extra a funcionários
  • Impostos

Esses são alguns exemplos de gastos que sempre possuem variáveis mensalmente, então é necessário monitorar através do sistema, para que a despesa não extrapole o que foi planejado.

Existem aquelas contas que são fixas como o aluguel, que devem estar no mapeamento de contas também.

Mesmo as pequenas despesas devem ser mapeadas, e colocadas no plano de contas para serem lançadas, para ter o total controle de todas as despesas, custo operacional da empresa.

Metas inteligentes e realistas para a empresa

Não há necessidade de fazer metas fora da realidade, ser sensato faz toda a diferença, pois o planejamento é um guia para que você siga o que foi traçado para alcançar o objetivo.

Se na meta a despesa é limita ate 40% do faturamento x, não há porque começar a mudar e aumentar, pois isso vai afetar diretamente, na distribuição de lucro, no fluxo de caixa e todas as ramificações financeira que tem a empresa.

E quando falamos em receitas, temos que ser mais cautelosos, se não há um aumento de receitas, não tem porque estipular aumento de despesas, o registro é justamente para que isso seja controlado, se tem uma média que sejam mantidas, a partir do momento que identificamos um acréscimo consecutivo, então se provisiona esse aumento.

Tenha um fundo de reserva financeira, essencial no planejamento financeiro para 2019.

Toda empresa tem que ter o fluxo de caixa e a reserva financeira, na literatura e prática financeira a reserva serve para cobrir quando tem queda de faturamento, atrasos de recebimento e para não recorrer a empréstimos caros, se tem a reserva financeira.

Então quando o capital de giro do fluxo caixa esta afetado correndo risco de não pagar fornecedores, funcionários, se deve ter a reserva para cobrir emergências como essa.

A reserva financeira deve cobrir no mínimo 3 x o valor do capital de giro mensal, parece muito? Mas é pouco, o correto é ter 6x, citei 3 pois tem gente que vai dar um pulo, imagina 6, planejamento é para isso, lembre-se sua empresa é um projeto a médio e longo prazo.

Saber o valor real do Capital de giro

Capital de giro é o valor necessário que a empresa tem para que cubra todas as suas despesas mensais, visto isso, veja como é importante mapear as despesas e custos fixos para que tenha a real noção do capital de giro. É aconselhável ter uma media de 50% a mais do capital de giro para que o fluxo não fique negativo e nem sobre demais.

Um conceito importante sobre entendimento de capital de giro é que essa necessidade de recursos que a empresa precisa é para financiar suas operações, ou seja, honrar seus compromissos para que sejam pagos no prazo.

Portanto o capital de giro é justamente para pagar, matéria prima, fornecedores, Impostos, despesas operacionais como energia, salário, telefone, internet.

Por isso é importantíssimo conhecer suas despesas para saber qual seu capital de giro e assim fazer um planejamento financeiro para 2019.

Cuidado com a inadimplência

Vale lembrar que todo negócio deve ser entendido como investimento, então é indispensável não transformar isso em dividas desnecessárias e problemas. Nenhuma organização está isenta de passar por esse tipo de sufoco, seja ela pequena, média ou grande se não houver um planejamento e um controle financeiro a empresa acaba estando propícia a passar por esse tipo de adversidade, tornando isso um verdadeiro pesadelo.

No entanto, é importante tomar muito cuidado e seguir alguns passos para controlar gastos e promover recursos para o melhor desempenho do seu negócio. Busque analisar e identificar oportunidades de diminuição desses gastos que podem estar dificultando o crescimento dos lucros da empresa, verifique se estes gastos estão sendo bem distribuídos de forma sensata e planejada, estar em sintonia com o mercado e com a precificação de seus produtos e/ou serviços também é muito importante.

Livre-se de maus pagadores, avalie melhor seus clientes através de fontes confiáveis, estipule metas tangíveis, ou seja, que podem ser alcançadas, por exemplo: conquistar e fidelizar seus clientes, recuperar clientes esquecidos e recuperar dividas, seja qual for a meta é importante traça-las e segui-las. Quanto mais cedo tomar essas atitudes menor é o perigo de enfrentar esse tipo de problema.

Monitore e acompanhe os resultados

É relevante compreender os erros anteriores e aprender com eles, para que não sejam cometidos novamente. Portanto, todo esse planejamento requer acompanhamento para não sair dos trilhos, diante disso é muito importante monitorar todo o caminho percorrido e seus resultados alcançados. Essa pratica de acompanhamento é significativa para monitorarmos as atividades e assim conseguimos entender se estamos no caminho certo.

Custos, tempo de aplicação, estimativas, investimentos e recursos específicos são alguns dos pontos que foram definidos e devem ser observados de tempos em tempos para se ter a certeza de que tudo está indo como deve ser. Identificar e repensar possíveis mudanças a serem executadas também é valido. Além de garantir o progresso e a realização dos objetivos e metas traçadas pela organização, conseguimos avalias o comportamento das pessoas e desenvolvermos uma relação de feedback.

Ao irmos mais afundo notamos que o planejamento financeiro de uma empresa está ligado com o que ela é, e o que ela busca ser, ou seja, sua missão, visão e valores. Com isso 3 pontos importantes devem ser seguidos: verificar o que foi planejado e o que foi realizado; verificar o histórico de planejamento e comparar com os anos anteriores; verificar o histórico de resultados e comparar com os resultados. Se forem identificados resultados negativos após essa análise é necessária uma verificação mais detalhada para resolução do problema.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO REPRESENTANTE COMERCIAL 

ERROS NA HORA E ABRIR UMA EMPRESA

CONTABILIDADE ONLINE PARA PEQUENA EMPRESA

Você precisa de ajudar para organizar e fazer seu planejamento financeiro? entre contato conosco [AQUI]

Contador, Especialista em Direito Tributário, Gestão e estrategia de empresa, atuante a 12 anos na aréa de Assessoria de Contabilidade, empreendedor, Palestrante, Atualmente Diretor Da The Control Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X