Planejamento Financeiro Para Representante Comercial

Representante comercial tem um dom que é a saber fazer a venda, muitos profissionais não têm esse dom e aos poucos vai pegando o time de vendas, mas uma grande dificuldade dos representantes comerciais e na parte de finanças principalmente no planejamento financeiro.

Um dos fatores de preocupação e do representante comercial é que ele não é uma profissão com salário, o rendimento do vendedor depende das comissões do montante das vendas, e isso gera uma insegurança, instabilidade e preocupação para a parte financeira e isso atrapalha o planejamento financeiro para o representante comercial.

A maioria dos representantes comerciais trabalham como Pessoa Jurídica, no caso tem uma empresa e essa empresa tem obrigações e despesas, seja despesa operacional, financeira e sem comentara a parte tributaria, pois, muitas empresas de porte grande, exigem as certidões negativas dos representantes então é primordial estar sempre em dias com as obrigações.

#1 Um dos fatores que ajudam e muito o planejamento financeiro do representante comercial é ter um sistema de gestão financeira, hoje é primordial isso, isso não é luxo é necessidade possuir um sistema financeiro, vários tipos de sistemas estão disponíveis no mercado, aconselho a usar um sistema em nuvem, onde você pode em qualquer lugar, acessar a internet e ir organizando as finanças na empresa, sem contar com as inúmeras vantagens desses sistemas que ajudam a organiza as finanças.

#2 Conhecer suas despesas faz com que você provisione suas despesas fixas e variáveis e tenha conhecimento do que você terá que ter para quitar essas contas, e isso é fundamental pois você começa a trabalhar sua venda, possuindo o total conhecimento do que você precisa de receita para pagar suas despesas e ver a sobra de caixa para que seja retirado seu lucro.

#3 conhecimento do seu Imposto, saber o que você paga de Imposto é a chave para você planejar seu susto tributário e provisionar em cima das suas receitas o quanto você terá que separa para pagar seus Impostos, esse planejamento tributário para representante é importantíssimo, com falado anteriormente, a empresas grandes que pedem certidão negativa, você terá total controle sobre Imposto, pagamento dos Impostos e terá sempre as certidões.

#4 Planejamento anual é um fator que o representante comercial deverá ter e seguir, imagine se você tem um crescimento de venda e pedidos e precisa de ajuda, derrepente você tem uma queda de vendas e precisa de capital de giro, reserva financeira, isso tem que ser coloca e posto em pratica, isso você simula e controla no gerenciador financeiro, trabalha e gerencie sempre nesse relatórios mensais que um gerenciador disponibiliza que no prazo de 12 meses, você vai gerenciando, as metas, objetivos e analisando a vida financeira da sua empresa.

#5 Conhecer o mercado, isso faz a diferença não só no planejamento financeiro do representante comercial como no planejamento da empresa ao longo do período, as mudanças que o mercado traz, uso de tecnologia, vendas em quedas, produtos que mais vendem, determinadas áreas que vendem “x” produtos, e isso caro amigo representante, o conhecimento desse mercado é fundamental pra você que trabalha com venda, e influencia diretamente no seu planejamento financeiro, imagine que você identifica determinado produto que vende mais em uma área é você

Vamos revisar as 5 Dicas para ter um bom planejamento financeiro

  1. Sistema Financeiro, indispensável para o planejamento, um bom sistema em nuvem faz provisão, conciliação, integração com banco, cadastro de clientes e alguns sistemas pode cadastrar o contador e ele acompanhar o seu financeiro e lhe dar aconselhamento melhor.
  2. Conhecer as despesas, sejam as fixas e variáveis, sabendo o quanto é suas despesas você provisionar e tem conhecimento de quanto é sua despensa mensal, assim fica mais fácil fazer o planejamento financeiro para o representante comercial.
  3. Conhecer o quanto paga de imposto, isso um bom contador pode lhe ajudar, nossa equipe da The Control está disponível para lhe ajudar, seja o regime do lucro presumido ou do simples nacional, é preciso uma análise e então você terá conhecimento do custo tributário.
  4. Planejamento anual, analisar mensalmente e ir ajustando o planejamento e ter a metas anuais, isso é importantíssimo.
  5. Conhecer o mercado, conhecer o mercado, isso é fundamental, não é preciso nem falar, representante comercial é um especialista em vendas e sabe como ninguém como se comporta o mercado.

Vejam como é importante o planejamento financeiro para representante comercial, com todos esses cuidados, sua empresa não entrará nas estatísticas das empresas que fecham.

WhatsApp Chat
Enviar mensagem via WhatsApp
X